dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar  
Espírito Santo bate recorde nacional na adesão aos Selos da Agricultura Familiar
Com 386, o Estado torna-se o que possui o maior número de permissionários do país
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Luciana Silvestre Girelli, Incaper
14/12/2016

Agricultores de 14 municípios participaram, em Aracruz, no dia 7, da solenidade de entrega de 353 novos Selos de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf). No Espírito Santo, 33 produtores já eram permissionários do Sipaf. Com as novas entregas, passando para 386, o Estado torna-se o que possui o maior número de permissionários do país.

A partir de agora, serão aproximadamente 4 mil produtos capixabas com o Selo, sendo o café, a pimenta e as olericulturas os principais deles, além das frutas, pescados, mandioca e seus derivados, mel e doces de geleias.

De acordo com a chefe de Ater do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Pierângeli Marim Aoki, esse resultado é fruto do trabalho dos profissionais do Instituto que se empenharam na mobilização dos agricultores familiares. “O êxito do Espírito Santo no processo de aquisição do selo da agricultura familiar se deve ao empenho das equipes dos escritórios locais do Incaper e à confiança depositada pelos agricultores familiares em todo esse processo”, relatou Pierângeli.

À frente da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no estado (DFDA-ES), Aureliano Nogueira da Costa falou da satisfação de participar de um evento como este. “É um fato histórico. Sou técnico do Incaper há 30 anos e este é um momento de valorização da agricultura familiar. Temos muito orgulho do trabalho que está sendo feito”.

O secretário especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), José Ricardo Ramos Roseno, que esteve presente no evento, ressaltou a importância desta política pública: “O Sipaf é uma forma de carimbar, de distinguir os produtos que são oriundos da agricultura familiar. É um trabalho muito importante para que a sociedade reconheça o valor da produção de vocês”, disse ele aos agricultores familiares presentes na cerimônia.

Benefícios para agricultores
Um dos novos permissionários é agricultor Rodrigo de Sousa Norato, morador do Assentamento Nova Esperança, que fica na cidade de Aracruz. Animado, ele diz que com o Sipaf seus produtos vão ficar mais valorizados do mercado. O carro-chefe da sua produção é o café, mas ele comercializa também mamão e pimenta-do-reino. “Temos um grande problema com atravessadores, porque eles compram barato da gente e vendem caro para o consumidor. Com o selo, vamos tentar vender diretamente para os consumidores. Assim tanto vamos ter mais renda, quanto nossos alimentos vão ficar com preço melhor no final”, comentou.

Taciana Sperandio Barone, presidente da Associação de Produtores Rurais de Mata Limpa (Asprumata), também ficou entusiasmada com a entrega do Sipaf para a entidade. No total, são 30 associações que se tornaram permissionárias no ES – os outros novos permissionários são pessoas físicas, e um deles recebeu o Selo Quilombos do Brasil. “Este selo representa uma vitória, um estímulo para nós. É um reconhecimento da nossa categoria”, disse, ao agradecer especialmente o apoio dado pelo (Incaper).

Podem solicitar a permissão de uso do Sipaf agricultores familiares que possuem Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) atualizada. Os que não têm, devem comprovar que mais de 50% dos gastos em matéria-prima do produto final são da agricultura familiar, no caso de produtos cuja composição seja de apenas uma ou mais matérias-primas. Leia mais sobre o selo aqui: http://migre.me/vGh0A

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada