dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    
Tecnologia    
CTC/PUC-Rio utiliza equipamento de altíssima resolução para estudar a deposição de nanopartículas de prata em bambus, método usado para prevenir e matar fungos
Estudo "Bambu para uma engenharia sustentável" faz uso inédito no País de moderno microtomógrafo de raios X
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Maria Estrella, Approach Comunicação
19/12/2016

Opção mais sustentável às madeiras de reflorestamento, o bambu é cada vez mais usado em construções civis e diferentes tipos de objetos, tanto no Brasil como em outros países. Porém, a planta sofre constantemente de ameaças de fungos e diferentes pragas, o que acaba prejudicando um mercado que movimenta US$ 14 bilhões por ano, de acordo com o International Network for Bamboo and Rattan (INBAR).

http://www.diadecampo.com.br/arquivos/image_bank/especiais/bambu_puc_DENTRO_2016121915362.jpg

Sidnei Paciornik, Omar Pandoli e Khosrow Ghavami

Para um combate mais eficiente aos fungos e bactérias que costumam atacar esta espécie vegetal e aumentar a durabilidade do bambu contra a ação natural de biodegradação, desde 2013, o Departamento de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) utiliza, de forma inédita no País, um microtomógrafo de raios X para auxiliar na caracterização da deposição de nanopartículas de prata na matriz biológica do bambu. O equipamento, modelo Zeiss Versa 510 XRM, é de origem alemã e foi adquirido com recursos de projeto FINEP coordenado pelo Prof. Sidnei Paciornik do Departamento de Engenharia Química e de Materiais.

Os resultados da pesquisa já confirmam que o uso de nanopartículas para impedir a multiplicação de fungos em bambus é uma boa alternativa aos produtos químicos tradicionais. Estima-se que, normalmente, um bambu mofa em dois meses em condição de alta umidade. Com a impregnação do bambu com nanopartículas de prata, este prazo aumenta para um ano, favorecendo todo o mercado nacional que utilizam o bambu ou outros materiais naturais como matéria-prima, como empresas de produção de materiais de construção não-convencionais e empresas de design e móveis.

O estudo segue até 2017 e faz parte do projeto "Bambu para uma engenharia sustentável", financiado pelo MCTI/CNPq e coordenado por um dos principais pesquisadores em bambu do Brasil, o Prof. Emérito Khosrow Ghavami, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do CTC/PUC-Rio.

Microtomógrafo de raios X permite estudar a deposição das nanopartículas nos canais vasculares e células vegetais

Segundo o Prof. Omar Pandoli, do Departamento de Química e um dos responsáveis pela pesquisa, o equipamento usa tecnologia semelhante à da tomografia hospitalar para permitir a visualização da estrutura interna tridimensional de objetos opacos. O equipamento é constituído por uma fonte de raios X, um sistema rotacional (que garante que o feixe irradie por completo a amostra) e um sistema de detecção de resolução micrométrica.

A microtomografia é uma técnica não destrutiva, baseada na interação de raios X com materiais de diferentes densidades. Ela reconstrói a estrutura tridimensional da amostra, que deve ser girada ao longo da análise, e revela a estrutura da amostra em qualquer ângulo desejado, sendo por isso uma técnica de grande interesse na análise de materiais em geral.

Quando os raios X incidem sobre uma amostra, cada substância presente no material em questão interage de maneira diferente com essa onda eletromagnética (raios X), seja absorvendo ou espalhando parte da radiação incidente. O microtomógrafo detecta a atenuação da intensidade da radiação incidente, gerando várias projeções da amostra analisada. As projeções são tratadas por um algoritmo de reconstrução, criando imagens bidimensionais, que são processadas e geram o modelo tridimensional da amostra para imagens ou vídeo 3D, como é demonstrado neste vídeo.

Dentre os objetos que podem ser analisados estão materiais orgânicos, metálicos e objetos que possuem densidades diferentes. "É um tipo de técnica muito versátil que pode ser útil para a caracterização de diferentes biocompósitos engenheirados de diferentes naturezas químicas", explica Pandoli.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada