dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
 
I Simpósio Capixaba de Solos e Déficit Hídrico: Estratégias para uma agricultura sustentável
Solos e déficit hídrico são temas de simpósio
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Vanessa Capucho, Incaper
21/12/2016

Com o objetivo de discutir tecnologias para o melhor aproveitamento da água, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promoveu, juntamente com o Núcleo Leste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, o “I Simpósio Capixaba de Solos e Déficit Hídrico: Estratégias para uma agricultura sustentável”, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no campus Goiabeiras. O evento faz parte das comemorações do Dia Mundial do Solo.

O Simpósio reuniu 70 participantes, especialmente agrônomos, técnicos, professores e pesquisadores, além de um grupo de estudantes de mestrado e doutorado. Foi firmado o compromisso de realizar uma nova edição do evento em breve. A Universidade Federal do Espírito Santo apoiou o evento. Duas palestras foram ministradas por seus representantes: Solos do Espírito Santo e Suas Características (Pós Doutorando Paulo Roberto da Rocha Júnior) e Uso adequado do Solo e tecnologias de conservação (Professor Fábio Ribeiro Pires).

Durante a programação, o pesquisador do Incaper e Secretário Geral do Núcleo Leste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, André Guarçoni, lançou o livro "Reflexões sobre nutrição e adubação do cafeeiro". “O livro trata de nutrição e adubação dos cafés Arábica e Conilon, mas numa linguagem mais simples, contudo, sem perder a base científica necessária a qualquer publicação desse tipo. “Reflexões”, pois além de relatar as técnicas utilizadas para correção do solo e adubação do cafeeiro, procurou-se fazer uma avaliação crítica dessas técnicas, tentando separar o que geraria lucro do que pode se configurar como perda de tempo e recursos”, informou.

O pesquisador também ministrou a palestra “Aprofundamento do sistema radicular: estratégia de sobrevivência”. “Algumas práticas utilizadas na agricultura estão fazendo com que o sistema radicular das plantas fique cada vez mais superficial. Nesse período que o déficit hídrico está tão acentuado, a planta acaba sofrendo, com consequente queda na produtividade, especialmente do café conilon, que é uma cultura altamente dependente de irrigação no Norte do ES”, explicou.

Outro momento importante foi a palestra sobre a “Dinâmica da água no solo, aspectos agroclimáticos do Espírito Santo e estratégias de convivência com eventos climáticos extremos” ministrada pelo pesquisador e coordenador do Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper, José Geraldo Ferreira da Silva. “Os eventos extremos sempre aconteceram e nós nunca tiramos lição sobre isto, mas agora a situação se agravou com as inundações dos últimos dias. Choveu, mas o problema ainda não acabou”, ressaltou.

O diretor-presidente do Incaper, Marcelo Suzart de Almeida, participou do evento e chamou a atenção para a importância da conservação do solo, sobretudo em períodos de seca como a que atingiu o Estado. “O solo é a caixa d’água do agricultor. Para adotar práticas sustentáveis, é fundamental a conservação do solo a fim de que seja feito o armazenamento de água. A proteção permanente do solo com cobertura vegetal, o aumento da capacidade de infiltração da água no solo e a redução do escorrimento superficial são princípios conservacionistas fundamentais”, ressaltou Marcelo.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada