dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Clima    
Clima deve favorecer safra de verão
Estação dentro da normalidade e com temperaturas elevadas, vai beneficiar bom desenvolvimento das lavouras de soja e de milho
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Edmilson Gonçales Liberal, IAPAR
23/12/2016

Desde às 8h44 desta quarta-feira (21) estamos oficialmente no verão, que vai até às 7h29 do dia 20 de março. O início da estação sofre influência do fenômeno La Niña, desta vez com fraca intensidade. No entanto, os especialistas esperam condições climáticas normais para a época, que não devem surpreender os produtores ou causar sobressaltos na safra em andamento.

“As condições climáticas devem contribuir para o bom desenvolvimento das culturas de verão”, avalia a meteorologista Ângela Costa, que atua no IAPAR e é ligada ao Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

Para ela, o verão, “dentro da normalidade, com temperaturas elevadas”, deve favorecer o bom desenvolvimento das lavouras de soja e de milho, atualmente em fase de florescimento. Ela também aponta que as chuvas dos últimos dias não comprometeram a safra do feijão que está no campo, em fase final de ciclo.

Tendência
De acordo com o meteorologista Cezar Duquia, também do Simepar, as análises preliminares indicam um verão típico, com calor elevado e massas de ar instáveis causando chuvas curtas e fortes, com muitos raios e rajadas de ventos, geralmente no período da tarde.

Não há previsão de seca. Eventuais oscilações nos índices de temperatura e chuvas não serão significativas, pois de modo geral os valores deverão permanecer dentro das médias históricas para cada região do estado.

Segundo Duquia, os sistemas frontais – frentes frias ou quentes – que se deslocam pelo Sul e Sudeste do Brasil abastecem a atmosfera de umidade, favorecendo a ocorrência de chuvas.

No entanto, esses sistemas meteorológicos não são os únicos provedores das chuvas para as diferentes regiões paranaenses, pois há também os aglomerados de nuvens que, dependendo de suas dimensões e organização, podem causar chuvas rápidas e intensas.

"As nuvens podem se formar a partir da influência local de fatores como relevo, aquecimento e ventos locais, bem como fazer parte de uma instabilidade atmosférica organizada em escala mais abrangente, que pode se estender além dos limites do estado", explica o meteorologista.

Duquia acrescenta que essa tendência climática para o verão está baseada na análise conjunta das condições oceânicas e atmosféricas e dos modelos de previsão climática sazonal. Considera ainda a previsão consensual lançada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada