dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Agroindústria  
IMA reconhece São João Batista do Glória como produtor de Queijo Minas Artesanal
Produtores deverão cadastrar-se no Instituto e poderão vender seu produto com a denominação QMA da Serra da Canastra
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Rodolpho Sélos, Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA
09/01/2017

São João Batista do Glória é uma pequena cidade de aproximadamente 7 mil habitantes e foi reconhecida como integrante da microrregião da Serra da Canastra para produção do Queijo Minas Artesanal (QMA). A Portaria 1687 publicada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) no final de 2016 chancelou a cidade como a oitava integrante da Microrregião da Serra da Canastra, já composta pelos municípios de Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, São Roque de Minas, Tapiraí e Vargem Bonita.

A partir de agora, toda queijaria instalada em São João Batista do Glória poderá se cadastrar ou se registrar no IMA para comercializar seus produtos em todo o estado com a denominação de QMA da Microrregião da Canastra. “Após esse reconhecimento os produtores do município poderão cadastrar ou registrar a sua produção no IMA e expandir as vendas. Apenas na Microrregião da Canastra o IMA já cadastrou 45 queijarias”, disse a gerente de Inspeção do IMA, Patrícia Barros.

Ela explica que o proprietário da queijaria deve realizar todas as adequações de sua propriedade de acordo com a legislação vigente e fazer uma análise da água e do queijo até solicitar uma vistoria ao IMA. Cumprindo todas as exigências, o produtor terá sua queijaria habilitada e poderá futuramente continuar o processo de registro para vender em todo o país. “Apenas as queijarias registradas pelo IMA e inseridas no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/POA) poderão comercializar o queijo minas artesanal para outros estados do Brasil”, pondera Patrícia Barros.

Até a cidade ser firmada oficialmente como integrante da Microrregião da Canastra, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) elaborou um longo estudo avaliando e caracterizando a região em aspectos como clima, relevo, solo e geologia.

Apoio à agroindústria
Para o diretor-geral do IMA Marcílio de Sousa Magalhães esse reconhecimento demonstra o apoio do IMA aos produtores da agroindústria familiar, ciente da sua importância como geradora de emprego e renda. “O queijo minas artesanal é uma iguaria mineira bastante apreciada e sua produção deverá ser sempre valorizada pela sua importância econômica e cultural”, disse.

Para o diretor de Planejamento, Gestão e Finanças do IMA Sanzio Pereira Soares “o próximo passo será a conscientização dos produtores com treinamentos que serão feitos por meio de parceria entre o IMA e a Emater-MG. Com isso, os produtores de queijo minas artesanal do município já podem se cadastrar ou se registrar no IMA para comercializar o item para todo o estado, aumentando seu mercado e agregando mais valor à iguaria” disse, durante a solenidade de reconhecimento realizada em 26 de dezembro em São João Batista do Glória.

Tradição
O QMA é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). O decreto 42645 de 2002 identifica como QMA o produto que apresenta consistência firme, cor e sabor próprios, massa uniforme, isenta de corantes e conservantes, com ou sem olhaduras mecânicas, confeccionado a partir do leite integral de vaca fresco e cru, retirado e beneficiado na propriedade de origem.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada