dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Sanidade Vegetal      
Feijão resistente ao mosaico dourado é novidade do IAPAR no Show Rural
Resistência à doença faz de IPR Celeiro um componente essencial em sistemas de cultivo para viabilizar o plantio do feijão nas safras da seca e de outono-inverno
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Edmilson Gonçales Liberal, IAPAR
26/01/2017

O Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) vai apresentar no Show Rural deste ano a cultivar de feijão carioca IPR Celeiro, material que resulta de mais de 40 anos de pesquisas e se destaca pela resistência ao mosaico dourado, uma das principais doenças da cultura no Brasil.

O Show Rural, organizado desde 1989 pela Coopavel, apresenta inovações e novas tecnologias para a agropecuária. A edição deste ano será no período de 6 a 10 de fevereiro, em Cascavel.

Segundo Anésio Bianchini, pesquisador que trabalhou no desenvolvimento da cultivar, a resistência ao mosaico dourado faz de IPR Celeiro um componente essencial em sistemas de cultivo para viabilizar o plantio do feijão nas safras da seca e de outono-inverno em áreas afetadas pela doença. “É uma alternativa lucrativa e de retorno rápido para o período pós-culturas de verão, entre fevereiro e abril”, resume ele.

O mosaico dourado – causado pelo vírus BGMV (Bean Golden Mosaic Virus), transmitido pela mosca branca (Bemisia tabaci) – limita a produtividade do feijoeiro nas safras da seca e de outono-inverno em regiões quentes, onde a temperatura supera os 30ºC durante o ciclo da cultura.

Mosaico formado por pontuações amarelas nas folhas, deformações e redução do porte das plantas são os sintomas da doença, que podem variar de acordo com a cultivar, população de mosca branca portadora do vírus na área, idade do feijoeiro no momento da infecção e isolados do vírus ou infecção mista do BGMV com outras espécies de vírus, descreve Bianchini. Em sua forma severa, a doença causa nanismo acentuado ou superbrotamento – excesso de brotações anormais e abortamento total das flores.

Bianchini acrescenta que a resistência de IPR Celeiro ao mosaico dourado é do tipo horizontal ou parcial – as plantas infectadas podem apresentar sintomas fracos da doença, mas os danos na planta e o prejuízo na produtividade são reduzidos.

A nova cultivar também se destaca pelo porte ereto, que facilita a colheita mecânica, e pela excelente qualidade comercial e culinária dos grãos.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Feijão
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada