dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Tecnologia          
Embrapa inicia Dias de Campo de Soja em Rondônia no dia 9 de fevereiro
Além das cultivares, evento abordará controle de plantas invasoras, pragas, doenças e nematoides, integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e custo de produção
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Renata Siva, Embrapa Rondônia
30/01/2017

A Embrapa dará início aos tradicionais Dias de Campo de Soja em Rondônia no dia 9 de fevereiro de 2017. Será uma sequência de eventos em cinco municípios do estado, abrangendo as principais regiões produtoras. Neles, produtores, técnicos e estudantes terão a oportunidade de conhecer diferentes cultivares de soja (convencional e transgênica) e arroz desenvolvidas pela Embrapa e avaliadas no estado e obter informações sobre o manejo das culturas. Assuntos como o controle de plantas invasoras, pragas, doenças e nematoides, integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e custo de produção sempre são abordados nestes eventos durante as apresentações realizadas. Todos os Dias de Campo iniciam às 8h30, a entrada é gratuita e a inscrição é feita no local do evento.

O primeiro evento será em Vilhena, dia 9 de fevereiro, no Campo Experimental da Embrapa Rondônia, localizado na BR-364, Km 6. Este município possui a maior área de produção de soja do estado e conta com alto nível tecnológico em suas lavouras. Na sequência, o Dia de Campo de Soja segue para Porto Velho, no dia 14/2, no Campo Experimental da Embrapa Rondônia, na BR 364, km 5,5. A cidade de Ariquemes recebe o Dia de Campo no dia 16/2, na Fazenda Mezzomo – localizada na RO 421, linha C65/70, Travessão B40. O quarto evento acontece dia 21/2 em Castanheiras, na Fazenda Maia, que fica na linha 168 Norte, km 17,5. O último Dia de Campo de Soja deste ano no estado será em Cerejeiras, dia 23/2, na Fazenda Flor da Mata, localizada na Terceira eixo sentido Pimenteiras, km 9, entre as linhas 5 e 6.

De acordo com o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Rondônia, Frederico Botelho, com estes eventos realizados em diferentes áreas produtoras de Rondônia, será possível ao público conhecer o potencial produtivo e o desempenho das cultivares da Embrapa, assim como aspectos relacionado ao manejo da cultura nas diferentes regiões do estado. “O produtor precisa evitar erros, que podem significar grandes prejuízos. Portanto, é fundamental o uso de cultivares adaptadas à região de plantio e tecnologias apropriadas, potencializando bons resultados, produtividade e maior lucratividade ao produtor", explica Botelho. Ele complementa ainda que a soja e o arroz têm sido boas alternativas para os pecuaristas no processo de recuperação de pastagens degradadas, utilizando para isso o sistema de integração lavoura-pecuária (ILP), “recuperando áreas sem avançar sobre a floresta”, reforça.

Soja: principal produto agrícola de Rondônia
Tanto em produção, quanto em valor de produção, a soja é o principal produto agrícola do estado. Segundo dados do levantamento de janeiro de 2017 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), houve um aumento de 3,4% na área plantada de soja em Rondônia para a safra 2016/17. Além disso, no estado o grão possui produtividade média de 3.028 kg/ha (Safra 2015/16), superior à média nacional que foi de 2,870 kg/ha na mesma safra. E a expectativa para esta safra é de que a produção chegue a 811 mil toneladas de soja.

Segundo Botelho, enquanto na região do Cone Sul do estado as áreas de soja já estão consolidadas e os produtores estão em busca de cultivares que potencializem a semeadura da safrinha (segunda safra com milho, sorgo, girassol e outras culturas) em épocas mais propícias para obter maior produtividade, as regiões Centrais e Norte de Rondônia estão em expansão. "Anualmente há novas áreas onde está sendo introduzida a cultura da soja e isto faz com que a escolha de cultivares adaptadas e adequadas para cada situação seja uma etapa que impactará significativamente nos resultados finais e na lucratividade", argumenta Frederico.

Realização e parcerias
Os Dias de Campo de Soja 2017 são uma realização da Embrapa Rondônia e contam com a parceria do Programa Soja Livre; Sementes Quati; Ypameri Sementes; Agropel Sementes; Rical; BS&A – Bolsa de Sementes e Agronegócios; Central Agrícola; Nufarm; Sementes Faita; Tratoron – New Holland Agriculture; Agrofarm Consultoria e Pesquisa Agronômica; Fazenda Maia; Agropecuária Mezzomo; SOESP – Sementes Oeste Paulista; e ADAMA.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada