dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Crédito Agrícola    
Instituto Emater passa a fazer contratos de Pronaf
Medida traz mais agilidade ao processo de contratação e liberação de crédito
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater PR
01/02/2017

Na última sexta-feira, dia 27 de janeiro, o Banco do Brasil e o Instituto Emater do Paraná assinaram um termo de parceria que deve beneficiar centenas de agricultores familiares em todo o estado. O Instituto passará a ser um Correspondente Bancário e poderá originar os contratos das linhas Pronaf Custeio e Pronaf investimento, em todos os seus escritórios. A medida traz mais agilidade ao processo de contratação e liberação de crédito, com ganho de escala e aumento da quantidade de produtores atendidos.

Tarcísio Hübner, vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, afirmou que a assinatura do convênio beneficia diversos segmentos. “Todos ganham. O Banco do Brasil passa a ter um parceiro qualificado, com técnicos que conhecem o agronegócio. O produtor tem mais um alternativa para obter recursos e orientações para a condução da sua lavoura. A Emater ganha também porque passa a prestar um grande serviço junto à sociedade”, observou. Na opinião de Hübner, o convênio simplifica o processo porque o produtor não precisa mais ir à agência bancária. Ele acrescentou que a experiência dos Correspondentes Bancários já vinha sendo feita com sindicatos, cooperativas e empresas de assistência técnica. “A Emater foi habilitada para prestar o serviço por ser altamente preparada para orientar o produtor rural. Sabemos que para produzir o agricultor precisa tecnologia, capacidade técnica e crédito. A Emater põe tecnologia e capacidade à disposição do agricultor e agora tem o crédito”, concluiu.

Rubens Niederheitmann, diretor presidente do Instituto Emater, ressaltou que o convênio é um avanço na parceria com o Banco do Brasil e torna mais ágil a liberação de recursos para o produtor familiar. “Agora teremos um controle mais efetivo sobre as operações de crédito que fizermos”, observou. Niederheitmann acrescentou ainda que o Pronaf é um importante instrumento para que os agricultores consigam fazer investimentos nas propriedades e acessem tecnologias que as tornem mais produtivas, aumentando a renda das famílias rurais do estado.

Sérgio Guariente, da gerência de Assistência Técnica e Extensão Rural do Instituto Emater, explicou que em outros anos os extensionistas se envolviam com os pedidos de crédito, acompanhando o processo que era feito nas agências bancárias. “Agora fica muito mais fácil para o agricultor. No escritório da Emater ele faz o projeto técnico e a operação de crédito. Os extensionistas poderão acompanhar a liberação dos recursos em tempo real. Facilita muito porque em alguns municípios nem existe agência bancária”, disse Guariente. Ele acredita que o número de contratos de Pronaf aumente no Paraná, a partir da vigência do convênio. Guariente informou que nesta safra o Instituto Emater elaborou 12.879 projetos, no valor de R$ 330.940.000,00. “Na próxima safra devemos chegar a 18 mil projetos, movimentando R$ 500 milhões”, informou o extensionista. Neste primeiro semestre trinta unidades do Instituto serão habilitadas para o trabalho de solicitação de contratos de Pronaf, já que o responsável deve passar por um curso de capacitação e ter a certificação do Banco Central. Serão escolhidas as unidades da Emater onde se concentra o maior volume de crédito. Em seguida, o trabalho deve ser levado a todas as unidades do Instituto Emater do Estado.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada