dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar      
Tecnobroto facilita produção de brotos de soja
Tecnologia de baixo custo e pode ser desenvolvido por comunidades, associações de produtores e agricultores familiares
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Carina Rufino e Lebna Landgraf, Embrapa Soja
03/02/2017

O Tecnobroto é um equipamento desenvolvido pela Embrapa para produzir brotos de soja, de forma automatizada e sem produtos químicos. "O Tecnobroto é de baixo custo e pode ser desenvolvido por comunidades, associações de produtores e agricultores familiares", explica Marcelo Álvares de Oliveira, da Embrapa Soja, um dos pesquisadores que desenvolveu a tecnologia. A Embrapa disponibiliza gratuitamente a tecnologia para montagem do Tecnobroto. As informações estão disponíveis no hotsite www.embrapa.br/soja/tecnobroto.

O custo da montagem do equipamento é de aproximadamente R$3 mil. Para construir o equipamento, são necessários os seguintes componentes: caixas d'água de capacidade de 100 litros; bombas de drenagem de água, mangueiras de PVC, bicos de aspersão, bomba de PVC para funcionar como depósito de água, "timers" para controle de frequência e tempo de irrigação, materiais elétricos, materiais hidráulicos, peneiras, sistema controlador de temperatura da água e boia para controle do nível da água no reservatório.

Álvares de Oliveira diz que a produção do broto de soja leva entre três e sete dias e pode ser feita em qualquer época do ano sem a necessidade de solo, de fertilizantes, de agrotóxicos e de luz solar direta. "Para cada quilo de semente de soja, produzimos cerca de 2,5 kg de brotos", explica.

Brotos na alimentação - Os brotos são apreciados na culinária por seu paladar agradável e alto valor nutritivo. O feijão-mungo é a espécie mais utilizada para produzir broto de feijão (moyashi). A exemplo do broto de feijão, a produção de brotos de soja é mais eficiente com sementes pequenas. A BRS 216, cultivar de soja da Embrapa, apresenta características adequadas para produção de brotos, pois suas sementes são pequenas e possuem peso de 100 sementes igual a 10,4 g.

Para Marcelo Álvares, além de paladar agradável, os brotos de soja têm alto valor nutritivo, devido principalmente ao alto teor de proteína. Como a vida de prateleira dos brotos de soja, mesmo em geladeira, é de dois a três dias, o pesquisador recomenda que o excedente seja utilizado para produção de conserva.
 
Confira mais informações: www.embrapa.br/showrural

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Sojicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada