dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar      
Tecnologias simples na Cafeicultura fazem a diferença
Produtores do município de Vargem Alta, na Região Serrana, visitaram as plantações de café em Marechal Floriano a fim de melhorar as suas lavouras
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Tatiana Caus, Incaper
03/02/2017

A atividade cafeeira nas Montanhas do Espírito Santo já é secular. Mas, algumas técnicas simples, econômicas e sustentáveis facilitam a vida dos cafeicultores. Pensando nisso, cerca de 20 produtores do município de Vargem Alta, na Região Serrana, visitaram as plantações de café em Marechal Floriano a fim de melhorar as suas lavouras.

A visita foi realizada especificamente na Região de Santa Maria de Marechal. A ideia surgiu dos produtores que participaram do “14º Simpósio Regional de Café Arábica das Montanhas do ES”, em novembro de 2016, em que acompanharam de perto as práticas implantadas em propriedades com variedades de café arábica na comunidade de Capivara.

O evento também contou com a participação do Engenheiro Agrônomo do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Cesar Abel Krohling, que, em palestra, apresentou as tais tecnologias, que vêm sendo cada vez mais adotadas pelos agricultores familiares (cafeicultores) da região. “São tecnologias que podem ser implantadas para diminuir o custo de produção, aumentar a produtividade e levar a uma maior qualidade da produção”, disse ele.

Dentre as práticas simples estão uma boa implantação da lavoura, iniciada com uma análise do solo, correção e nutrição do solo na cova ou sulco de plantio; uma boa muda; espaçamento adensado e tratos culturais adequados pós- plantio. Tudo isso na formação e durante a fase de produção da lavoura é que vão fazer a diferença, segundo Krohling.

Uso do solo, nutrição mineral e pós-colheita
Os cafeicultores também foram lembrados quanto à relevância de usar o solo, mas conservá-lo para as futuras gerações fazendo uso do manejo do mato para evitar a erosão laminar tanto dentro da lavoura como nos carreadores, que acontece no sistema adensado, com maior retenção de umidade e maior acúmulo de matéria orgânica.

Também foi verificada “in loco” a importância de uma boa nutrição mineral no solo e na folha e manejo fitossanitário para permitir que a planta suporte mais o estresse hídrico, como aconteceu em janeiro deste ano, com pouca chuva.

Na parte de pós-colheita, foi mostrada a maneira correta de armazenagem para permitir a manutenção da qualidade dos grãos. Já no beneficiamento, os agricultores aprenderam como evitar perdas que podem ocorrer no processo de benefício do café com máquinas desreguladas.

Assim, os produtores puderam durante a visita conferir os vários tipos de talhões de café e ver que não é difícil ter lavouras com produtividades médias de 40 sacas beneficiadas por hectare. “Ou seja, é possível associar práticas agrícolas simples que promovem a sustentabilidade na atividade rural com ganho de renda”, lembrou Krohling.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada