dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Tecnologia  
IAPAR e Agropixel lançam no Show Rural plataforma on-line para gestão de máquinas agrícolas
A tecnologia é dirigida a produtores de grãos e pode ser acessada gratuitamente
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Edmilson Gonçales Liberal, IAPAR
06/02/2017

O Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) lança nesta edição do Show Rural o módulo de avaliação econômica do Sistema para Gestão de Máquinas Agrícolas (Sigma), uma plataforma que desenvolve em parceria com a Agropixel, empresa de tecnologia da informação voltada à agropecuária sediada em Londrina (PR). A tecnologia é dirigida a produtores de grãos e pode ser acessada gratuitamente em www.sigma.agropixel.com.br.

“O Sigma permite avaliar o quanto da produção é necessário para cobrir o investimento realizado em máquinas, e também indica as operações que podem ter seu custo reduzido", explica o pesquisador Anderson de Toledo.

De acordo com Toledo, a disponibilidade de linhas de financiamento e acesso ao crédito incentivam os produtores a adquirir máquinas e equipamentos em intervalos cada vez menores. “A ideia é oferecer uma ferramenta para auxiliar o produtor a melhorar o planejamento da propriedade”, explica.

Funcionamento
Com acesso pela internet e aplicativos móveis, o Sigma possibilita ao produtor registrar as atividades e obter informações sobre o dimensionamento do conjunto mecanizado e o custo de cada operação.

De acordo com Toledo, os produtores que fazem esse controle em geral usam cadernos ou planilhas. “O Sigma permite registrar e saber em detalhes, e on-line, se as máquinas estão se pagando. Com o tempo, ele terá um histórico das atividades e poderá fazer simulações para novas operações”, esclarece.

O próximo módulo do sistema, em fase de desenvolvimento, agregará funcionalidades para a gestão operacional, com a coleta de dados das máquinas, análise de desempenho, necessidades de manutenção e até auxílio na seleção apropriada dos equipamentos e sua regulagem.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada