dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Recursos Hídricos      
Medidas simples ajudam produtor rural a diminuir consumo de água na fazenda
Gestão adequada da água contribui para uma atividade agropecuária sustentável
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Gisele Rosso, Embrapa Pecuária Sudeste
24/03/2017

A gestão adequada da água em uma propriedade rural contribui para uma atividade agropecuária rentável e, principalmente, sustentável. Manejos simples, mudança de hábitos e qualificação da mão de obra podem resultar em uma melhor eficiência hídrica nesse setor.

A Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos (SP), tem realizado pesquisas que ajudam o produtor a fazer uma gestão hídrica mais eficiente na fazenda, o que melhora o uso deste recurso e ainda reduz os custos da produção animal.

De acordo com o pesquisador Julio Palhares, são várias as alternativas para uma gestão da água, como irrigação noturna, captação de água da chuva, reutilização da água da lavagem das instalações pecuárias, instalação de hidrômetros, reuso de efluentes, fertirrigação, etc.

O pecuarista ainda pode recorrer a outras medidas mais simples e com custos baixos para diminuir o consumo, como, por exemplo, raspagem do piso do local onde é feito a ordenha, uso de água sob pressão, substituição de mangueira de fluxo contínuo por modelo de fluxo controlado, manutenção do piso e programa de detecção de vazamentos. “Com pouco investimento, é possível economizar água, energia elétrica e dinheiro e, ainda, fazer com que a produção agropecuária seja hidricamente sustentável”, destaca Palhares.

É preciso que o produtor adote em suas rotinas práticas de produção hidricamente corretas para manter-se competitivo e fazer com que a produção agropecuária seja sustentável. Além da melhor gestão da água na propriedade, o manejo hídrico é uma importante ferramenta para a preservação e conservação dos recursos naturais.

O impacto desse manejo ultrapassa a cerca da propriedade, com reflexos positivos em toda a cadeia de produção até o consumidor final. É produzida igual ou maior quantidade de carne ou leite, por exemplo, com menos litros de água.

Para saber mais sobre o assunto acesse as publicações online na página da Embrapa Pecuária Sudeste.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada