dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Agroecologia    
Novas diretrizes para a agroecologia em Minas Gerais
Seminário em BH discute o desenvolvimento da agroecologia em áreas rurais e urbanas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Epamig
03/04/2017

Proposições para o avanço da construção e disseminação do conhecimento em agroecologia foram entregues em documento elaborado durante o "Seminário Dialogar para Transformar", realizado na última semana, em Belo Horizonte.

Durante os três dias do Seminário - abertura na Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), discussões na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) e encerramento na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), foram elaboradas propostas por 91 representantes de diversas instituições, entre pesquisadores, extensionistas, gestores públicos, professores, agricultores, estudantes e representantes dos povos e comunidades tradicionais. Um dos apontamentos do documento é a regulamentação e implementação da Lei Estadual 21.146/2014, que institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica. "Minas já avançou significativamente com a criação de políticas públicas, que serão também base para outros estados, mas é preciso colocar em prática outras políticas que permitam a consolidação das experiências agroecológicas", expõe a representante da Articulação Mineira de Agroecologia (AMA), Liliam Telles.

Outra proposta é a criação de Câmara Técnica, constituída por especialistas em agroecologia, que possam fazer as análises de projetos enviados à Fapemig. Para o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, Paulo Beirão, é possível a criação dessa Câmara própria, com pessoas capazes de julgar e verificar as peculiaridades. "Vamos debruçar nessa proposta", conclui. De acordo com o diretor de Operações Técnicas da EPAMIG, Trazilbo de Paula Júnior, diversas pesquisas e ações têm sido realizadas, inclusive com o apoio da Fundação, mas a disponibilização contínua de editais específicos fortalecerá esse trabalho. "Dentro do Programa Estadual de Agroecologia, criado em 2013, temos buscado estratégias ecológicas para o manejo de agroecossistemas, com vistas ao aumento da produtividade, sustentabilidade e resiliência dos sistemas agrícolas, por meio de metodologia participativa de pesquisa, buscando considerar os saberes tradicionais dos agricultores e suas diversidades", indica.

Marcos na Agroecologia
A partir de 2000, o movimento pela construção da agroecologia, iniciado na década 1980, ganhou força com a realização do 1º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) e com a criação da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). Em 2006, a Embrapa lançou o Marco Referencial em Agroecologia. Outras forças também foram criadas como a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e a AMA.

Para Juliana Simões, que é também coordenadora do Núcleo de Estudo em Agroecologia da EPAMIG (NEA), a multiplicação do conhecimento a partir dos NEAs é um exemplo da transição agroecológica em ambientes rurais, urbanos e formais. "Além de contribuir na elaboração de novos editais específicos-manutenção dos NEAs de Minas e linhas de pesquisas relacionadas à agroecologia, os desdobramentos do Seminário resultarão em publicações referentes ao papel desempenhado pelas instituições vinculadas ao Sistema de Agricultura de Minas e na possibilidade da transformação do quadro atual com vistas à indissocialbildiade ensino, pesquisa e extensão", destaca Juliana.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada