dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Tecnologia    
Embrapa abre inscrições para o 49º Curso de Cultivo de Cogumelos Comestíveis e Medicinais
O shitake é um dos cogumelos preferidos na gastronomia nacional
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Fernanda Diniz, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
07/04/2017

O evento, que acontece no período de 23 a 27 de maio de 2017, em Brasília, DF, é uma ótima oportunidade para quem quer empreender. Até o dia 15 de abril, o valor da inscrição pode ser parcelado.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) localizada em Brasília, DF, promove anualmente cursos destinados a capacitar produtores de cogumelos na técnica de cultivo JunCao. Esse processo foi adaptado da China para o Brasil e permite baratear a produção por utilizar substratos mais econômicos, como gramíneas junto com outros nutrientes, ao invés de troncos de madeira e serragem usados nos meios de cultivo tradicionais. Este ano, o curso acontece no período de 23 a 27 de maio e oferece 43 vagas. O prazo para se inscrever é o dia 12 de maio, mas até o dia 15 de abril, o valor pode ser pago em duas parcelas.

A produção de cogumelos está em fase de expansão no Brasil. O consumo “per capita” atualmente é de 288g/ano, com perspectivas de aumento, já que existe um vácuo entre oferta e consumo – 57.600 toneladas (consumo) para cerca de 17 mil toneladas (produção/ano) - que é coberto pelos produtos importados.

A capacitação oferecida pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia representa um diferencial para os produtores que querem entrar de forma competitiva no mercado de cogumelos no país. Podem participar produtores rurais, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, entre outros interessados em empreender ou diversificar a renda.

O curso será ministrado a partir de aulas práticas e teóricas. Além do cultivo, os participantes terão acesso também a conteúdos relacionados a esses fungos, como: morfologia, fisiologia, reprodução, classificação, caracterização química e biocontrole, entre outros. Serão proferidas ainda palestras sobre a utilização de cogumelos medicinais na saúde humana.
   
Por que cultivar cogumelos?

Trata-se de um alimento funcional de alto valor nutricional, rico em proteínas, vitaminas, fibras, carboidratos, minerais e com baixo teor de gordura. Desde que trouxe a técnica chinesa para o Brasil, a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Arailde Urben tem se esforçado para divulgá-la junto aos produtores brasileiros, especialmente a partir de cursos. Mais de 1.500 pessoas já foram capacitadas pela Empresa.

A ideia é tornar o cultivo de cogumelos mais popular no país, já que a produção – apesar de crescente -  ainda é pouco expressiva quando comparada a outros países, como a França e Alemanha, por exemplo, onde o consumo de cogumelos per capita é de 2 a 4 kg/ano. 

A Unidade mantém um banco genético de cogumelos para uso humano com cerca de 400 espécies de cogumelos de interesse alimentar e medicinal. Mas, para a pesquisadora, ainda há muito a ser feito para a divulgação dos cogumelos no Brasil.  “Os cogumelos são importantes para a nutrição humana, porém ainda pouco conhecidos pela população brasileira. O curso ensina as técnicas de cultivo de cogumelos comestíveis, ao mesmo tempo que incentiva o consumo desses alimentos”, afirma.

Conteúdo programático do curso:
Aulas teóricas: noções gerais de cogumelos; utilização da técnica JunCao para cultivo de cogumelos das espécies: Ganoderma lucidum (cogumelo Rei); Agaricus blazei (cogumelo Piedade); Pleurotus spp.  (Shimeji) e Lentinula edodes (Shiitake); preparo de ‘'sementes” e inoculação de fungos; matéria-prima utilizada como substrato; doenças e pragas e seu  controle; formulação  e preparo   de   meios   para   “sementes”; empreendedorismo   na   área   de   cultivo   de cogumelos:   aplicabilidade   para   agricultura   familiar; aspectos   econômicos   da fungicultura: processamento   e   mercado; cogumelos:  uma   Importante   fonte   de metabólitos  para  saúde  humana; microrganismos  agentes  de  controle  biológico  e moléculas bioativas associadas a cogumelos

Aulas práticas: formulação, preparo de meios de cultura e isolamento de fungos; inoculação do fungo em grãos de cereais para produção de “sementes”; formulação em preparo de substratos com gramínea; inoculação de “sementes” em substrato de cultivo para produção de cogumelos.

Palestras no sábado (27/05) são abertas ao público
O último dia de realização do curso (sábado, 27 de maio) será dedicado à realização de palestras abertas ao público (8 às 17 horas). A primeira, de 8 às 9 h30, será apresentada pelo biólogo Edison de Souza sobre a visão geral da Câmara Setorial do estado de São Paulo acerca da Fungicultura.

A segunda, de 10 às 12 horas, intitulada “Mercado potencial de cogumelos no Brasil”, será proferida pelo representante do gestor da Regional do Sebrae no entorno do DF, Massashi Hiroshima.

À tarde, de 14 às 15 horas, a chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Isabela Barbirato, fala sobre “Instrumentos contratuais utilizados em parcerias com a Embrapa”.

Essas palestras acontecem no auditório Assis Roberto De Bem da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Parque Estação Biológica - PqEB, final da Av. W5 Norte, atrás da 2ª DP, Asa Norte, Brasília, DF) e a entrada é franca.   
  
O edital e a ficha de inscrição para o 49º Curso de Cultivo de Cogumelos Comestíveis e Medicinais estão disponíveis aqui.

Mais informações pelo e-mail: cenargen.cursos@embrapa.br

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada