dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    

Em tempos de crise hídrica, saber quando, quanto e como irrigar as hortaliças está entre as práticas mais importantes para o sucesso de seu cultivo. O lançamento da 4ª edição do livro "Irrigação por Aspersão em Hortaliças – qualidade da água, aspectos do sistema e método prático de manejo" tem tudo para ajudar o produtor a usar corretamente a água e obter bons resultados.

Hortaliças são sensíveis tanto à falta quanto ao excesso de água, e ainda que se possa pensar que o manejo da irrigação é simples, a prática exige conhecimento e tecnologia. Nessa linha, a Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) tem desenvolvido e adaptado, desde sua criação, tecnologias para o manejo da irrigação para as principais hortaliças produzidas no País.

E foi justamente a necessidade de levar ao produtor informações práticas e desmistificar a dificuldade de se usar corretamente a irrigação no cultivo de hortaliças, que levou os autores a lançarem, em 2001, a primeira edição do livro.

A publicação, destinada principalmente a produtores e técnicos, traz informações sobre a seleção e avaliação de sistemas de irrigação por aspersão, sobretudo de sistemas convencionais – os mais usados em hortaliças –, associação da irrigação com doenças e, ainda, uma metodologia que permite ao usuário determinar, de forma rápida e simples e sem a necessidade de equipamentos e cálculos complicados, o intervalo entre regas e a quantidade de água por irrigação para 58 hortaliças.

Nesta 4ª edição, totalmente revista, atualizada e ampliada, foram ainda incluídos os tópicos "Manejo de irrigação em solos com cobertura de palhada" e "Irrigação para proteção contra geada".

Para os autores, apostar numa publicação de irrigação, que tem a praticidade como foco, irá garantir competitividade à cadeia produtiva de hortaliças e maior lucratividade para o produtor. O autor e pesquisador Waldir Aparecido Marouelli acrescenta que “o uso das estratégias de manejo preconizadas na publicação traz ainda a sustentabilidade como um grande diferencial, por reduzir o consumo de água e de energia na irrigação”.

O livro é uma produção da Embrapa Informação Tecnológica e da Embrapa Hortaliças, e está disponível para venda na Livraria Embrapa por R$ 30. A segunda edição pode ser acessada pelo Portal Embrapa. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3448-4236.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada