dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Clima    
O que esperar do clima para as culturas de inverno e de verão?
Produtor rural pode administrar, com planejamento, todas as etapas do processo de produção de grãos, só não consegue controlar o clima
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Lebna Landgraf, Embrapa Soja
20/04/2017

O produtor rural pode administrar, com planejamento, todas as etapas do processo de produção de grãos, só não consegue controlar o clima. Para abordar aspectos do clima para as culturas de inverno e de verão e sua influência na agricultura, em 2017, o meteorologista Luiz Renato Lazinski, do Instituto de Meteorologia (INMET), esteve na Embrapa Soja, nesse dia 19 de abril, apresentando informações sobre o tema para um grupo de profissionais da assistência técnica do Paraná.

De acordo com Lazinski, a fase atual é de neutralidade climática, ou seja, sem a influência dos fenômenos El Niño ou La Niña. “O outono deve ser influenciado por essa neutralidade”, explica. Como o clima está mais seco, favorece o desenvolvimento do trigo “Porém, estamos prevendo retorno do El Nino, no segundo semestre, representando chuvas abundantes e bem distribuídas, o que pode prejudicar a colheita de trigo”, diz. Por outro lado, o El Niño, deverá ser vantajoso para a safra de verão no Centro Sul do País. “Geralmente, em ano de El Niño, a safra de verão é boa”, avalia.

Clique aqui e assista ao vídeo "Clima e sua Inflência na Agricultura
 
Para o meteorologista, a temperatura do outono-inverno deverá ser caracterizada por ondas de calor e de frio, o que poderá provocar quedas bruscas de temperatura no Sul do Brasil. No entanto, as chances de geada são pequenas.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada