dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Safra      
Safra de grãos de verão apresenta boa produtividade no RS
Média produtiva tem variado entre 45 a 75 sc/ha
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Adriane Bertoglio Rodrigues, Emater/RS-Ascar
24/04/2017

Com 84% das lavouras de soja colhidas no Rio Grande do Sul, a produtividade tem variado entre 45 a 75 sc/ha. Essa variação é decorrente do processo tecnológico adotado, como a rotação de culturas, práticas de conservação do solo e a adequação das variedades utilizadas em função dos diferentes tipos de solos. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, os rendimentos foram maiores nas primeiras lavouras, chegando a variar entre 60 a 80 sc/ha; porém, as lavouras colhidas recentemente apresentam produtividades que variam de 45 a 55 sc/ha. Em parte, tais resultados podem ser atribuídos ao aparecimento de doenças de final de ciclo, como a podridão de raízes, entre outras.

As lavouras de milho também se beneficiaram das condições climáticas dos últimos dias e os produtores puderam colher 87% da área plantada. As produtividades obtidas ainda seguem entusiasmando os produtores, com lavouras rendendo em média geral entre 7,2 e 7,7 mil kg/ha, acima dos 6,4 kg/ha obtidos ano passado.

A colheita do feijão primeira safra nos Campos de Cima da Serra está praticamente encerrada, com mais de 95% da área já colhida. O rendimento médio das lavouras está se confirmando em 2,7 t/ha, bem acima da expectativa inicial, que era de 2,4 t/ha. A qualidade dos grãos é muito boa devido ao clima favorável durante todo o ciclo e inclusive na colheita.

Feijão safrinha
Cultura avança rapidamente nas fases reprodutiva e de maturação, mas com áreas já em colheita. As lavouras vêm apresentando bom desenvolvimento e potencial produtivo adequado. A condição fitossanitária é muito boa, com baixa incidência de doenças e bom controle de percevejos que migraram da cultura da soja. As chuvas do período foram boas para a cultura, entretanto, em áreas do Norte do Estado e Fronteira, as fortes chuvas dos últimos períodos prejudicaram as lavouras em desenvolvimento e que ainda não tinham sido colhidas. A produção é basicamente para consumo familiar.

Beneficiada pelo tempo pouco chuvoso dos últimos dias, as lavouras de arroz amadurecem de forma muito rápida, com a colheita, em nível estadual, chegando a 76%, com 23% delas já maduras. As produtividades estão acima do esperado e oscilam entre 7 mil e 7,5 mil kg/ha. A qualidade também é considerada boa e sem problemas de rendimento no engenho.

Criações

Pastagens – A oferta de forragem do campo nativo ainda é considerada satisfatória para a época do ano, porém a qualidade vem sendo menor, visto que a maioria das espécies de ciclo estival, como o sorgo forrageiro, milheto e capim sudão, está em fase reprodutiva, diminuindo sua massa verde. As pastagens de inverno ainda não estão disponíveis para o pastoreio, ocorrendo um vazio forrageiro na maioria das propriedades.

O campo nativo apresenta ainda uma boa capacidade de suporte, fornecendo alimentação em quantidade e qualidade. Os produtores realizam roçadas nas áreas de campo nativo, para controle de plantas invasoras. Já as lavouras de milho para silagem estão com excelente crescimento, muita qualidade e quantidade de grãos. Durante a semana com tempo seco, intensificou-se o processo de silagem nas propriedades.

Bovinocultura de Leite -
É notável a diferença de oferta de pasto entre bovinocultores que têm pastagens perenes de verão implantadas, como os tíftons, e os que trabalham com culturas anuais, como milheto, capim sudão e sorgo forrageiro.

Visando minimizar o vazio forrageiro é indicado antecipar a semeadura das pastagens anuais de inverno, logo após a colheita das lavouras de verão e, embora ainda muito pouco realizado, o escalonamento da semeadura das pastagens anuais de verão até o mês de janeiro.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada