dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    
Sustentabilidade    
Resultados do ABC Cerrado em São Gabriel do Oeste serão apresentados em dia de campo
Programa quer reduzir a emissão dos gases de efeito estufa
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Aline Oliveira, Famasul
24/04/2017

Em pouco mais de um ano de implantação, o programa ABC Cerrado, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural vem demonstrando resultados na aplicação das tecnologias produtivas que tem objetivo de diminuir a emissão de gases estufa na atmosfera e proporcionar a sustentabilidade e rentabilidade da atividade rural.

Com objetivo de divulgar a iniciativa entre os produtores rurais, no próximo dia 29 de abril, a equipe técnica do Senar/MS participará do 10º dia de campo promovido por uma das propriedades assistidas, Fazenda Guavirá Poty, localizada no município de São Gabriel do Oeste, das 7h30 às 12h, apresentando os resultados obtidos com a recomendações de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial.

Denner Joel Melotto é o técnico de campo responsável pelo atendimento e destaca algumas das recomendações feitas aos proprietários: “Começamos o trabalho no segundo semestre do ano passado apresentando alternativas de alimentação do rebanho, começando pela correção do solo e cultivo de milho e sorgo para produção de silagem. Enquanto que, com a chegada do período de chuvas, o foco foi adubação do pasto e o planejamento de um sistema de pastejo rotacionado”, detalha.

Avaliação de especialista
A propriedade rural trabalha com animais PO – Puros de Origem, da raça Nelore, atuando com cria, recria e engorda de matrizes com alta performance genética. O proprietário, René Miranda, é médico veterinário com 30 anos de experiência, sendo mais da metade dedicados à criação de touros para reprodução. “Participei da capacitação proposta pelo programa e acredito que o conhecimento aliado ao monitoramento da atividade rural oferece um incremento produtivo expressivo. A pecuária para ser eficiente não precisa de ideias mirabolantes e sim, aprender a fazer arroz com feijão bem feito”, aconselha.

Na avaliação do coordenador do ABC Cerrado, Pedro Bigaton, o evento atenderá dois propósitos que são conhecer a metodologia de assistência técnica e comprovar a eficácia das recomendações propostas pelo programa. “Os visitantes conhecerão mais detalhes sobre as etapas de trabalho desenvolvidas em uma propriedade modelo, como a Guavirá Poty”, argumenta.

Informações complementares
A ação é conjunta com o Ministério da Agricultura e a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e tem como objetivo principal o desenvolvimento de quatro tecnologias previstas no Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC) Sistema de Plantio Direto, Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e Florestas Plantadas.

O Senar é o responsável pela formação profissional dos produtores rurais, capacitação de instrutores e técnicos de campo e pela assistência técnica oferecida posteriormente nas propriedades rurais. A programação inclui a apresentação do projeto, a desmistificação dos conceitos e a aplicabilidade das tecnologias de baixa emissão de carbono, além de estimular o desenvolvimento produtivo das atividades rurais voltadas à pecuária.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada