dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Fruticultura    
Nova prática racionaliza uso de insumos no cultivo do limão Tahiti
Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação está sendo divulgado por técnicos do Instituto Emater
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater PR
25/04/2017

Agricultores de Altonia e Santa Fé, no Paraná, que lidam com o plantio de lima ácida Tahiti, conhecido popularmente como limão “Tahiti”, têm a sua disposição uma nova ferramenta para fazer o manejo das plantas. Trata-se do Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS) que está sendo divulgado por técnicos do Instituto Emater, tendo por base uma pesquisa desenvolvida pelo extensionista Ricardo Augusto da Silva. O projeto tem o apoio do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e da prefeitura de Santa Fé.

Segundo o extensionista, o trabalho é realizado em parceria com agricultores. “Foram coletadas folhas de cem plantas e amostras de solo de maneira aleatória nos pomares de Santa Fé, Ângulo, Iguaraçu, Nova Esperança e Altônia. Para isso, foi utilizado o georreferenciamento (marcação das coordenadas geográficas das árvores com GPS). Também foram recolhidas informações sobre a produtividade de cada planta, obtendo-se a produtividade por hectare”, explicou Silva.

Com esse projeto foi possível formar um banco de dados que vai permitir a realização de um diagnóstico preciso dos pomares. Segundo o extensionista, a recomendação de corretivos e fertilizantes será mais precisa e o produtor poderá descobrir as reais deficiências minerais das plantas, a partir da análise do solo e das folhas. Em fevereiro e março os técnicos do instituto Emater realizaram reuniões técnicas em Altônia e Santa Fé para apresentar aos agricultores ligados a cadeia da horticultura (olericultura e fruticultura) os resultados dessa pesquisa inédita.

Mais informações: Extensionista Ricardo Augusto da Silva ricardoaugusto@emater.pr.gov.br Unidade Municipal de Santa Fé Fone: (44) 3247-2198

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada