dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Safra    
Circuito Tecnológico Etapa Milho faz raio-X da produção em Mato Grosso
240 fazendas produtoras de milho serão visitadas em apenas cinco dias
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Guilherme Viana, Embrapa Milho e Sorgo
25/04/2017

Visitar em apenas cinco dias 240 fazendas produtoras de milho em 35 municípios de Mato Grosso, estado que mais produz o cereal no Brasil, percorrendo quase seis mil quilômetros. Essas são as metas do Circuito Tecnológico - Etapa Milho, evento em sua quarta edição que acontece de 24 a 28 de abril. Realizado pela Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso) e pela Embrapa, com apoio do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), o circuito deste ano abordará os temas “fitossanidade”, “cultivares”, “preparo e manejo do solo”, “armazenagem e comercialização” e “estimativa de produção”.

O estado é dividido em quatro regiões, sendo que seis equipes no total percorrem os principais polos de produção. Duas equipes vão para a região Norte; duas para o Sul de Mato Grosso; uma vai para o Leste e a última vai para a região Oeste. Cada equipe possui quatro integrantes e a meta diária é visitar oito propriedades, escolhidas de forma aleatória. Em cada propriedade, questionários quantitativos são aplicados aos produtores, gestores e/ou colaboradores. Aspectos visuais também são avaliados pelos especialistas, com atenção para a incidência de pragas, doenças e plantas daninhas, além de aspectos gerais da lavoura, como espaçamento entrelinhas, população de plantas e presença de palhada.

“Por meio dessas visitas e a partir dos contatos feitos com os produtores, poderemos traçar uma espécie de radiografia do sistema de produção de milho safrinha no estado”, explica o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) Alexandre Ferreira da Silva. “Vamos concentrar nossa atenção nos aspectos fitotécnicos da lavoura, avaliando o potencial produtivo, o vigor das plantas e os principais problemas que os produtores estão enfrentando, além de aspectos estratégicos, como a armazenagem”, adianta. “Com esse conhecimento, conseguimos desenvolver ações de Pesquisa e de Transferência de Tecnologia”, completa.

Conjuntura favorável na segunda safra

Segundo informações da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), as condições climáticas favoráveis deverão impulsionar a produtividade do milho nesta segunda safra em Mato Grosso: as projeções são de rendimento médio de 5.679 kg/ha, bem superior aos 3.999 kg/ha alcançados na safra 2015/16. O plantio do milho segunda safra atingiu os 100% na primeira quinzena de março e a área plantada saltou de 3.769 mil hectares em 2015/16 para 4.260,8 mil hectares.

Abaixo, conheça os municípios que serão visitados e os participantes da Embrapa, além de suas respectivas especialidades.

Equipes
Norte (duas): Nova Mutum, Sorriso, Santa Rita do Trivelato, Ipiranga do Norte, Tapurah, Santa Carmem, Feliz Natal, Vera, Nova Ubiratã, Lucas do Rio Verde, Cláudia, Sinop.

Sul (duas): Jaciara, Chapada dos Guimarães, Itiquira, Campo Verde, Guiratinga, Primavera do Leste, Alto Garças, Santo Antônio do Leste, Pedra Preta, Rondonópolis.

Leste: Nova Xavantina, Querência, Água Boa, Bom Jesus do Araguaia, Canarana.

Oeste: Diamantino, Campo Novo dos Parecis, Sapezal, Campos de Júlio, Arenápolis.

Embrapa Milho e Sorgo
Alexandre Ferreira da Silva – Pesquisador da área de Manejo de Plantas Daninhas
Álvaro Vilela Resende – Pesquisador da área de Fertilidade do Solo e Adubação
Emerson Borghi – Pesquisador da área de Fitotecnia
Miguel Marques Gontijo Neto – Pesquisador da área de Fitotecnia

Embrapa Agrossilvipastoril
Anderson Ferreira – Pesquisador da área de Microbiologia do Solo
Eduardo Matos – Pesquisador da área de Solos
Maurel Behling – Pesquisador da área de Solos

Acompanhe a realização o Circuito Tecnológico pela página da Aprosoja. Clique aqui.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Safra
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada