dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Publicações      
Publicação sobre relação entre abelhas e soja é lançada no aniversário da Embrapa
A Embrapa vem se dedicando a estudar e quantificar a contribuição dos polinizadores e propor adaptações aos sistemas de produção para facilitar o serviço de polinização
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Lebna Landgraf, Embrapa Soja
27/04/2017

A Embrapa lança hoje, dia 27 de abril, a edição em português do livro Soja e Abelhas, durante solenidade de aniversário de 44 anos da Embrapa, na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília (DF). O livro foi desenvolvido com o apoio da Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.).

A publicação, de autoria do pesquisador Décio Luiz Gazzoni, da Embrapa Soja, reúne uma ampla revisão bibliográfica envolvendo a informação científica disponível sobre as relações entre a cultura da soja e as várias espécies de abelhas. “A publicação traz uma contribuição à agricultura ao detalhar a viabilidade em conciliar os sistemas de produção de soja com o serviço ecossistêmico de polinização, servindo como um indicador da preocupação do agronegócio brasileiro com a sua sustentabilidade”, destaca Décio Gazzoni.

A Embrapa vem se dedicando a estudar e quantificar a contribuição dos polinizadores e propor adaptações aos sistemas de produção para facilitar o serviço de polinização. O tema é uma das atividades de um projeto de pesquisa em rede, da qual o autor participa. “Estamos pesquisando para esclarecer os aspectos ainda desconhecidos dessa relação entre soja e abelhas, assim como desenvolver ou adaptar novas tecnologias que resultem em um sistema de produção mais favorável aos polinizadores”, ressalta Gazzoni.
 
A publicação impressa Soja e Abelhas pode ser adquirida na Livraria da Embrapa, mas o livro também conta com uma versão em E-book, cujo acesso é gratuito.

Versão em inglês
O livro foi publicado originalmente em inglês, atendendo a uma demanda da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para distribuição no exterior. A distribuição dessa versão em inglês ocorreu como parte das atividades brasileiras durante a 9ª Conferência de Ministros de Agricultura do Fórum Global para a Alimentação e a Agricultura (GFFA), em Berlim, na Alemanha, em janeiro de 2017.

Informações para aquisição da publicação
A Embrapa disponibiliza gratuitamente as versões do livro Soja e Abelhas e Soybean and Bees no formato PDF e e-book. Confira aqui.

Versão impressa

Para adquirir a versão impressa, consulte a Livraria da Embrapa: www.embrapa.br/livraria
Valor: R$ 30,00

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada