dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Manejo      
Técnicos fazem balanço de trabalho que orienta a produção sustentável de grãos
Produção Sustentável de Grãos se destaca o Manejo Integrado de Pragas e de Doenças
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater PR
27/04/2017

A Emater reuniu em Campo Mourão, 19 e 20 de abril, todos os coordenadores regionais do projeto Produção Sustentável de Grãos. O objetivo foi avaliar o resultado do trabalho de orientação para a adoção de boas práticas agrícolas realizado com produtores de soja e milho na última safra de verão.

Entre as boas práticas agrícolas orientadas pela Emater através do projeto Produção Sustentável de Grãos se destaca o Manejo Integrado de Pragas e de Doenças. Esta ação, segundo dados preliminares, ajudou os produtores atendidos a reduzir em pelo menos 50% o número de aplicações com inseticidas e fungicidas. Todas as propriedades atendidas foram usadas como unidades de referência para difundir para outros agricultores a tecnologia, em dias de campo, reuniões técnicas e encontros.

Os extensionistas avaliaram, ainda, o resultado das ações de manejo integrado de solos e água, com ênfase para prática de cultivo integrado de milho safrinha com capim brachiária. Essa tecnologia tem sido indicada para o produtor melhorar a qualidade do plantio direto porque aumenta o volume de cobertura morta sobre o solo. Outro benefício obtido com a estratégia é o aumento da produtividade da cultura da soja, feita na sua sequência, e a diminuição da erosão provocada pelas chuvas fortes. Em agosto, Emater e Iapar vão realizar vários eventos técnicos nas regiões para mostrar, na prática, esses resultados.

A reunião contou com a participação da promotora estadual de Justiça, Rosana Araújo de Sá Ribeiro, que também é coordenadora do projeto Rede Ambiental, regional da Bacia do Rio Alto Ivaí. Ela falou das ações desenvolvidas pelo Ministério Público na área de meio ambiente destacando a importância do trabalho feito em parceria com a Emater visando diminuir o problema da deriva de venenos durante as aplicações, especialmente próximo aos centros urbanos.

As iniciativas empreendidas pela Emater através do projeto Produção Sustentável de Grãos são orientadas pela campanha Plante seu Futuro que busca estimular a adoção de boas práticas agrícolas. A Campanha, coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura, conta com a adesão de várias organizações da iniciativa privada com atuação no espaço rural paranaense, incluindo cooperativas, secretarias municipais da Agricultura e empresas de planejamento agropecuário.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada