dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Clima    
Clima prejudica produção de alface americana em São Paulo
Com alto descarte e má formação do produto, preço médio da hortaliça acabou subindo em algumas cidades
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Climatempo
27/04/2017

O clima típico de outono, com grandes oscilações de temperatura durante o dia, pode ser prejudicial para algumas culturas. Em São Paulo, nas últimas semanas, a mais afetada foi a alface americana. “Os produtores reclamaram muito. Com o dia começando frio e esquentando até o fim da tarde, a hortaliça acabou sofrendo bastante, pois é muito sensível a essas mudanças”, explica Marina Marangon, pesquisadora do Hortifruti / CEPEA.

Ibiúna e Mogi das Cruzes, regiões produtoras mais importantes do estado, tiveram muitas reclamações devido à frente fria. Como consequência do descarte e má formação da planta, o consumidor sentiu no bolso um aumento do produto. Na primeira semana do mês, em Ibiúna, a caixa com 20 unidades custava R$ 12,50. A alta nos valores foi de 54% em comparação com a semana anterior, de acordo com o instituto.

Segundo Marina, o clima ideal para a plantação teria temperaturas baixas e poucas chuvas, cenário costumeiro do inverno, quando a produtividade fica maior. “A alface é muito sensível, então muito frio ou muito calor é sempre prejudicial. Se não chover muito e as temperaturas não forem tão adversas, a tendência é os agricultores consigam recuperar a produção”, finaliza.

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, ainda nesta última semana do mês a passagem de uma frente fria sobre o estado de São Paulo vai trazer bastante chuva, inclusive nas cidades Ibiúna e Mogi das Cruzes. O deslocamento desta frente fria será rápido, mas não dá para descartar o risco de chuva forte e ventania acompanhada de raios.

Porém, o que vai chamar a atenção dos produtores de alface americana é o vento frio de origem polar. Uma forte massa de ar polar continental que chega ao estado de São Paulo neste finalzinho de Abril promete derrubar a temperatura, o que será prejudicial para a produção de alface no cinturão verde paulista. Os termômetros podem não baixar de 10°C, mas devem ficar bem perto desta marca em algumas localidades.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada