dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Pesquisa  
Embrapa inaugura Centro de Recursos Biológicos Johanna Döbereiner
Pesquisas vão envolver prospecção de microrganismos e moléculas com potencial biotecnológico para a agricultura, entre outros
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Ana Lucia Ferreira, Embrapa Agrobiologia
04/05/2017

Trata-se de uma estrutura que reúne laboratórios onde está mantida uma coleção de três mil microrganismos, que foram coletados por pesquisadores na natureza, em diferentes regiões do país, e que possuem potencial para serem utilizados como insumos biológicos para a agricultura brasileira. Localizado em Seropédica/RJ, o CRB-JD conta ainda com um banco de DNA microbiano, que possibilita a realização de estudos sem que haja a necessidade de cultivos, otimizando o tempo de pesquisa e garantindo material de qualidade. A expectativa é de que, com a nova infraestrutura, seja possível avançar na conservação dos microrganismos e, principalmente, realizar pesquisas e negócios com o setor produtivo. "Pretende-se oferecer análises de qualidade de inoculantes, seguindo as normas do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a produção de inoculantes para a pesquisa, para a difusão de tecnologias e, eventualmente, para o atendimento a pequenas demandas de produtores”, informa o pesquisador Jerri Zilli, curador do CRB-JD.

As pesquisas no Centro de Recursos Biológicos Johanna Döbereiner deverão envolver prospecção de microrganismos e moléculas com potencial biotecnológico para a agricultura, desenvolvimento de bioprocessos – como novas formulações – e estudos de taxonomia microbiana.

História
O CRB-JD foi criado a partir da junção das estruturas das coleções de culturas da Embrapa Agrobiologia, que se iniciou na década de 1950, e do laboratório de bioprocessos e análise de qualidade de inoculantes. Ele faz parte da rede de Centros de Recursos Biológicos Brasileira e, mais especificamente, está inserido no CRB-Agronegócio, cuja estruturação global é responsabilidade da Embrapa.

Em 2016, a Embrapa Agrobiologia já havia obtido junto ao Mapa o cadastro de laboratório para análise de controle de qualidade de inoculantes e também o de estabelecimento produtor de inoculantes. Neste ano, portaria do órgão concedeu à Unidade o status de Coleção Oficial para atender às demandas das indústrias de inoculantes.

“Com a estruturação do CRB-JD vislumbra-se o preenchimento de lacunas, seja na pesquisa ou no desenvolvimento tecnológico de novos bioinsumos para uso na agricultura, contribuindo com os avanços de bioeconomia no País. O principal diferencial será a aproximação com o setor produtivo, buscando a troca de conhecimento e experiência na solução de problemas da agricultura nacional e a aproximação das parcerias público-privadas”, aponta o chefe-geral da Embrapa Agrobiologia Gustavo Xavier.

Serviço
A solenidade de inauguração do CRB será no próximo dia 10 de maio, às 14 horas e contará com a presença de representantes de instituições de fomento, centros de pesquisa, e de indústrias da área de biotecnologia.

Outras informações
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/12132485/fungos-e-bacterias-fazem-plantas-crescerem-mais

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/6513257/embrapa-agrobiologia-recebe-sinal-verde-do-mapa-para-controle-de-qualidade-de-inoculante

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada