dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Sustentabilidade  
Indicadores de sustentabilidade e gestão ambiental agropecuária são temas de curso gratuito na Embrapa
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Cristina Tordin, Embrapa Meio Ambiente
12/05/2017

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e a Brasil GAP oferecem o curso indicadores de sustentabilidade e gestão ambiental agropecuária - Ambitec-Agro e APOIA-NovoRural, em 1 de junho, das 8 às 17h, na Embrapa Meio Ambiente.

Conforme o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Geraldo Stachetti, idealizador dos sistemas, o Ambitec-Agro consiste de um conjunto de matrizes multi-critério que integram indicadores do desempenho de inovações tecnológicas e práticas de manejo adotadas na realização de atividades rurais em determinado empreendimento.

Os dados obtidos no campo e junto ao administrador do empreendimento são aplicados em matrizes de ponderação nas quais são automaticamente transformados em índices de impacto e representados graficamente. Os resultados permitem averiguar quais práticas de manejo produzem maior impacto no desempenho das atividades testadas.

O objetivo do sistema, explica o pesquisador, é o de prover uma avaliação simples e de baixo custo dos impactos socioambientais de inovações tecnológicas e atividades rurais introduzidas em determinado sistema de produção.

Já o Sistema de Avaliação Ponderada de Impacto Ambiental de Atividades do Novo Rural (APOIA-NovoRural) tem como foco avaliar o desempenho socioambiental de estabelecimentos rurais de acordo com determinados padrões de qualidade. Ele permite uma avaliação objetiva de qualidade ambiental e sustentabilidade de práticas de manejo em estabelecimentos rurais. O sistema compõe-se de um conjunto 62 indicadores, obtidos em levantamentos de campo realizados com instrumentação analítica e dados gerenciais obtidos em diálogo com o produtor rural ou responsável pelo estabelecimento.

O objetivo do treinamento é capacitar usuários multiplicadores para aplicação dos sistemas de indicadores com vistas à análise e promoção da sustentabilidade.

Programa
8h às 8h15: Abertura, especificidades do programa, e informações úteis

8h15 às 8h45: Três palavras sobre a insustentabilidade dos modos de vida atuais e do contexto de crescimento econômico da civilização

8h45 às 9h30: Indicadores de sustentabilidade e avaliação de impactos ambientais – exemplos de desenvolvimento na Embrapa

9h30 às 10h15: A plataforma Embrapa de avaliação de impactos de inovações tecnológicas agropecuárias e o sistema de indicadores Ambitec-Agro

10h15 às 10h30: Intervalo

10h30 às 12h: Estudos de caso de gestão ambiental - dupla abordagem metodológica, duas escalas de análise: Ambitec-Agro (cadeias produtivas locais) e APOIA-NovoRural (estabelecimentos rurais)

12h às 13h: Almoço

13h às 15h: Análise de sustentabilidade para gestão ambiental – o sistema de indicadores APOIA-NovoRural

15h às 15h15: Intervalo

15h15 às 16h30: Construção das matrizes de ponderação, índices de desempenho ambiental, e modelo de formulação de relatório de gestão ambiental de estabelecimento rural

16h30 às 17h: Análise crítica da abordagem metodológica, aplicabilidade em estudos de gestão ambiental de atividades rurais.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em www.embrapa.br/meio-ambiente/cursos

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada