dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Florestas  
Começa semana de prevenção a incêndios florestais em MT
Evento é realizado em parceria por Bombeiros, Sema e Aprosoja e inclui cursos e treinamentos para militares, servidores públicos e agricultores
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Aprosoja
16/05/2017

Começou nesta segunda pela manhã a Semana de Prevenção e Preparação para Incêndios Florestais, evento promovido em parceria entre Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja). Uma série de cursos e treinamentos serão realizados até sábado (20) para preparar população, agricultores e servidores públicos para o combate aos incêndios florestais – que se ampliam no período de seca em Mato Grosso.

“No ano passado, houve muito prejuízo nas lavouras de milho devido à ocorrência de incêndios imprevistos e, em alguns casos, incontroláveis. Procuramos apoio da Sema e do Corpo de Bombeiros para neste ano termos uma ação preventiva mais eficaz”, explica o segundo diretor Administrativo da Aprosoja, Sérgio Triches – que coordena a Comissão de Sustentabilidade da associação.

Triches participou do evento em Sorriso, falando sobre a atuação da Aprosoja. O diretor apresentou as ações de prevenção de incêndios na área rural feitas pela entidade, principalmente devido aos riscos que a época de seca causa nas lavouras, em especial durante a colheita do milho. “Será uma ótima oportunidade para os agricultores da região se capacitarem para evitarem esse tipo de prejuízo nas suas propriedades”.

A semana de prevenção é uma realização do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) e inicia a campanha preventiva de incêndios florestais, que inclui a disseminação de práticas preventivas, ações de combate e uso de satélites para a identificação de focos de calor, a partir de ferramentas de geoprocessamento.

Mas a programação não se restringe ao lançamento da semana. De segunda a sexta (19), haverá Curso de Brigada de Incêndio Florestal no Sindicato Rural de Sorriso, destinado a agricultores e trabalhadores rurais. Já o curso de Geoprocessamento para Incêndios Florestais, voltado para militares, servidores públicos e agricultores, começa nesta segunda e prossegue até sábado (20). As inscrições foram limitadas e o curso será realizado na Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhadt.

O treinamento de Combate a Incêndios Florestais com uso de Aeronaves também começa na segunda e vai até sábado (20), no Aeroporto de Sorriso. O curso é direcionado ao grupo de aviação dos Bombeiros e ao Centro Integrado de Operações Aéreas.

Na sexta, ocorre também uma palestra sobre Prevenção de Incêndio em Lavouras de Milho, no Sindicato Rural, às 19h. O foco é orientar agricultores sobre os procedimentos padrão para prevenção e combate de incêndios do grão – que é facilmente inflamável.

Todos os cursos são gratuitos. A realização da Semana de Prevenção e Preparação para os Incêndios Florestais faz parte do Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais 2017 do Corpo de Bombeiros.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada