dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Sustentabilidade      
Produtores paranaenses são capacitados no Tomatec
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Carlos Dias, Embrapa Solos
16/05/2017

O Centro de Treinamento da Emater, localizado na sede do IAPAR, em Londrina, recebeu, nos dias 10 e 11 de maio, curso sobre o Sistema de Produção de Tomate em Cultivo Sustentável (Tomatec).

Quase 30 produtores e técnicos responsáveis das regionais da Emater de Londrina e Apucarana, que englobam mais de dez municípios da área, participaram do curso sobre o sistema de cultivo desenvolvido pela Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ). A parte prática do curso levou o grupo até São Jerônimo da Serra, onde duas áreas contam com mil plantas no sistema Tomatec.

“Estamos com uma expectativa bastante positiva sobre o Tomatec no Paraná”, conta o pesquisador da Embrapa Solos José Ronaldo Macedo. “Negociamos com as cadeias de supermercados Muffato e Tozetto e a rede Sandra Honda. Elas devem receber o Tomatec plantado no Paraná para venda até setembro”, diz Macedo. Vale lembrar que desde 2015 o Tomatec está disponível para os consumidores cariocas na rede Zona Sul.

O interesse pelo Tomatec no Paraná surgiu a partir de um projeto de cultivo sustentável de olerícolas apoiado pela Agrocinco, Emater PR, Embrapa, IAPAR e Syngenta. Estão programadas capacitações no Tomatec também para as regionais da Emater de Assis Chateaubriand e Cornélio Procópio.

O Tomatec
Os pilares do Tomatec são o plantio direto, rotação de culturas e plantio em nível, fertirrigação por gotejamento, manejo integrado de pragas (MIP), tutoramento vertical da planta com fitilho e proteção física com ensacamento das pencas.

O ensacamento da penca do tomate complementou as ações do MIP e tem a dupla função de proteger o fruto dos ataques das brocas e dos resíduos de agrotóxicos, evitando o depósito da calda na casca do tomate. Essas práticas permitiram que o produtor conseguisse um tomate isento de agrotóxico, pois acontece a redução do uso do mesmo devido ao MIP e à proteção física do saco.

A fertirrigação proporciona maior eficiência no uso da água e de adubos mais solúveis, reduzindo, assim, os fortes níveis de adubação registrados nas lavouras de tomate, enquanto o plantio direto diminui a erosão que pode surgir com o preparo inadequado do solo.

Ao fim do processo da adoção do Tomatec, o fruto surge como um tomate limpo, resistente e de excelente aparência, com selo de qualidade e rastreabilidade, o que proporciona ao produtor receber melhor preço pelo seu produto.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada