dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal  
Projeto piloto de qualidade de sementes começa na safra 2017/18 de soja
Aprosoja, Aprosoja Brasil, Aprosmat e Abrass estão definindo uma série de boas práticas para reduzir os riscos à produção e qualidade de sementes
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Aprosoja
18/05/2017

Mais uma etapa foi definida por produtores de sementes de soja e agricultores na busca por boas práticas visando assegurar a qualidade desse insumo tão importante. Após a identificação dos pontos críticos existentes em toda a cadeia produtiva, um plano de ação foi estabelecido para que já na safra 2017/18 seja possível colocar em prática um projeto piloto com novos procedimentos técnicos para sementeiros, transportadores e sojicultores.

O escopo do projeto piloto, que será implantado inicialmente nos estados de Mato Grosso, Goiás, Bahia e Tocantins, ainda está sendo finalizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Aprosoja Brasil, Associação Brasileira de Produtores de Sementes de Soja (Abrass) e Associação de Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat).

Mas alguns pontos já estão decididos. O objetivo é chegar a um procedimento ideal de coleta de contra-amostras de sementes “na saída” – isto é, junto aos produtores de sementes – e também “na chegada” – junto aos compradores. Esse sistema de coleta e análise do insumo permitiria, a partir de então, um novo padrão para o acompanhamento da qualidade do produto em cada etapa da cadeia produtiva.

“Temos três momentos críticos: a entrega pelas sementeiras e distribuidores, o transporte e o acondicionamento pelo produtor até a semeadura. Precisamos mapear onde estão os gargalos da qualidade da semente em cada uma dessas etapas e identificar que procedimentos técnicos devem ser adotados para reduzir os riscos e aumentar a qualidade do produto”, observa Roseli Giachini, doutora em Fitopatologia e coordenadora da Comissão de Defesa Agrícola da Aprosoja.

A construção de contratos padronizados tanto para a venda da semente como para a logística também está na pauta. A busca por novos padrões de qualidade para índices de vigor e germinação tem como objetivo contribuir com a sustentabilidade do setor produtivo. Esses índices são definidos por legislação e devem ser alcançados por todos os produtores de semente no Brasil.

Os protocolos técnicos adotados nos laboratórios que fazem as análises das sementes também são um ponto de atenção, devido à insuficiência de laboratórios credenciados e à distribuição geográfica distante do produtor. Para esse item, as entidades definiram duas linhas de ação. A primeira é incentivar o surgimento de novos laboratórios credenciados em cada estado.

“Outra ação importante é buscarmos treinamento e credenciamento de amostradores à disposição dos produtores e sementeiros e garantirmos altos índices de qualidade, não como obrigação, mas como uma exigência do consumidor – neste caso, o agricultor. Precisamos também aumentar o número de unidades laboratoriais credenciadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)”, observa o diretor executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa.

A deficiência de logística no escoamento agrícola também é um dificultador. Além da necessidade de veículos específicos para o transporte desse insumo tão frágil, a condição das rodovias também pode ser um aspecto prejudicial à conservação da qualidade das sementes. Nesse caso, as entidades estão elaborando um desenho ideal sobre a forma de contratação do transporte por produtores de sementes e agricultores, o que poderá levar à especialização da prestação de serviço nesse segmento.

“Quando conseguirmos fechar todos os pontos dessa cadeia, vamos poder dispor de procedimentos para garantir que o produto comprado pelo sojicultor seja de fato entregue, e com boa qualidade. Esse é o ponto de partida fundamental para a busca da sustentabilidade no setor produtivo, e é, inclusive, um grande pleito da nossa base de associados em Mato Grosso”, afirma Alexandre Schenkel, diretor administrativo da Aprosoja e vice-coordenador da Comissão de Defesa Agrícola.

O projeto piloto de qualidade das sementes inicialmente será realizado junto aos produtores de soja, mas as boas práticas a serem definidas poderão ser adotadas em outras cadeias produtivas (como algodão, milho, etc).

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada