dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/09/2017            
 
 
    
Agricultura Familiar    
Produtores rurais podem se inscrever no Prêmio Mérito Ambiental até 21 de maio
O objetivo é estimular as boas práticas ambientais no campo
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Ruraltins
18/05/2017

As inscrições para o primeiro Prêmio Mérito Ambiental do Tocantins podem ser feitas até o dia 21 de maio. O prazo foi prorrogado com objetivo de dar mais tempo aos interessados em participar de realizar a inscrição. O prêmio é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), e pretende homenagear pessoas físicas ou jurídicas que realizem projetos ou trabalhos que estimulem, defendam ou executem ações em prol da preservação e a defesa do meio ambiente no Tocantins.

Quem depende da terra seja, para plantar ou para alimentar os animais, está cada vez mais consciente da importância de tratá-la com respeito e bom senso. Assim, a produção de alimentos caminha harmoniosamente com a preservação ambiental e dos recursos hídricos. Exemplos de proprietários rurais que não utilizam agrotóxicos em sua plantação, adotam técnicas de reciclagem como o curral ecológico ou reaproveitam água para a irrigação podem ser premiados na primeira edição do Prêmio Mérito Ambiental, já que uma das seis categorias da premiação, a Comenda Boas Práticas Sustentáveis, vai entregar três troféus para proprietários rurais ou agricultores familiares que prestem relevantes serviços à preservação e ao uso sustentável dos recursos hídricos.

O objetivo, segundo a titular da Semarh, Meire Carreira, é estimular as boas práticas ambientais no campo. “A idéia é reconhecer os proprietários rurais ou agricultores familiares que adotem em sua rotina práticas que não agridam ou ajudem a preservar os recursos naturais, provando que é possível sim atuar no campo de forma sustentável”, afirma a secretária.

Além disso, a categoria pretende dar publicidade às boas práticas no campo e desta forma torná-las exemplo para a comunidade rural, alimentando uma cadeia de soluções e atitudes em prol da preservação do meio ambiente.

Inscrições
As inscrições para o Prêmio Mérito Ambiental podem ser feitas no site da Semarh (www.semarh.to.gov.br). A premiação deve ser realizada durante a Semana do Meio Ambiente, cujo dia mundial é celebrado em 05 de junho.

O Prêmio vai homenagear pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado por meio de projetos ou trabalhos que estimulem, defendam ou executem ações em prol da preservação e a defesa do meio ambiente no Estado do Tocantins.

Ao todo serão entregues 19 prêmios (comenda ou troféu, acompanhados de certificado) aos vencedores inscritos em seis categorias, sendo elas: Comenda Jornalismo Ambiental (três outorgas a produções jornalísticas – textual, televisiva e radiofônica, com premiação do(a) autor(a) e veículo que realizou a publicação); Troféu Responsabilidade Ambiental (seis outorgas empresas, universidades, organizações não governamentais, associações, entidades civis e profissionais da área ambiental); Comenda Boas Práticas Sustentáveis (três outorgas a proprietários rurais ou agricultores familiares); Troféu Escola de Educação Ambiental (três outorgas a unidades escolares, públicas ou privadas); Troféu Cidade Sustentável (três outorgas para Gestões Municipais) e Troféu Mérito Ambiental (uma outorga a Comitê de Bacia Hidrográfica).

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
21/10/2017
Dia de Campo Sistemas Integrados de Produção Agropecuária
Sete Lagoas - MG
23/10/2017
Semana Nacional de Ciência
Petrolina - PE
24/10/2017
XXII Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol (RNPG) e o X Simpósio Nacional sobre a Cultura do Girassol
Lavras - MG

28/09/2017
Curso Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
São Carlos - SP
23/10/2017
Formação de Responsáveis Técnicos e Auditores da Produção Integrada de Morango - PIMo
Jaguariúna - SP
21/11/2017
Curso de processamento de mandioca
Cruz das Almas - BA

 
 
Palavra-chave
Busca Avançada