dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    

Emater PR, Embrapa, Iapar, Uel, Uem e Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário promoveram, 17 e 18 de maio, em Londrina, PR, uma oficina temática que discutiu ofertas e demandas dos órgãos de pesquisa, ensino e assistência técnica e extensão rural para a cadeia produtiva da olericultura no Paraná.

O engenheiro agrônomo Dant Danilo de Oliveira Macedo, do MDA, falou primeiro sobre o Plano Nacional de Inovação e Sustentabilidade na Agricultura Familiar. Em seguida, o coordenador estadual do projeto Olericultura, da Emater, engenheiro agrônomo Iniberto Hamerschmidt tratou da Situação atual da olericultura no Paraná, destacando cenários e tendências.

O extensionista mostrou a necessidade de se aumentar o consumo de olerícolas no Estado, hoje de apenas 45 quilos por habitante/ano, quando a Organização Mundial de Saúde recomenda 145 quilos por habitante/ano. Analisou, ainda, os principais gargalos do cultivo de hortaliças e também os aspectos positivos observados nesta cadeia produtiva.

Iniberto contou aos participantes que a Emater tem 213 extensionistas atuando em tempo parcial no atendimento a 8,6 mil olericultores que produzem, por ano, cerca de 4,03 bilhões de reais em olerícolas. Valor este que corresponde a 5,2% do Valor Bruto da Produção Agropecuária paranaense. Relatou que a produção da safra estadual de 2015/2016 foi de 3,08 milhões de toneladas, com aumento de 80% no comparativo com o colhido na safra de 2000. Atualmente, o Paraná tem 40 mil famílias de agricultores integradas à cadeia produtiva cultivando uma área média de 2,8 hectares.

Após as palestras, os 44 participantes se reuniram em grupos e levantaram as principais demandas, destacando entre elas: a falta de registro de agrotóxicos para olerícolas de pequeno porte (minor crops), inexistência de sementes para cultivo orgânico, necessidade de ampliação da assistência técnica e pesquisa, morosidade na liberação dos programas institucionais como PNAE e PAA, adequação dos sistemas de cultivo protegido e irrigação, falta de fiscalização quanto a resíduos de agrotóxicos e programa de rotulagem, não uso de plantio direto, deriva de herbicidas (especialmente 2,4-D), dificuldade de comercialização sem a ação do intermediário e falta de organização do produtor e da produção.

Quanto às ofertas da pesquisa, ensino e assistência técnica e extensão rural foi ressaltado: homeopatia vegetal, automatização de baixo custo de estufas e irrigação, formicidas biológicos e controle biológico de nematoides, modelos de consórcios de plantas, assistência na comercialização, produção programada, alternativas de rotação de culturas, certificação de propriedades orgânicas, produção integrada de cebola e tomate, adubação verde, entre outras.

As demandas institucionais foram especificamente quanto à falta de recursos para custeio e material humano para execução dos trabalhos.

Todas estas demandas serão encaminhadas às direções dos órgãos responsáveis para providências pertinentes.

Na abertura, a Emater foi representada pelo gerente da macrorregião Norte, Ademir Rodrigues, que destacou a importância da olericultura na Macrorregião, enfatizando que o Instituto tem 15 técnicos com mais de 50% do tempo atuando em olericultura no Norte do Paraná.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada