dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
 
Entre os dias 27 e 29 de junho, acontece em Palmas-TO evento que vai discutir demandas e tendências da tilápia no Brasil. Atualmente a mais cultivada no país, a espécie possui o chamado pacote tecnológico já desenvolvido, ou seja, é o peixe mais organizado em termos de cadeia produtiva.
 
Se é a espécie mais desenvolvida, ainda pode ser mais. “Pode-se dizer que a tilapicultura está apenas começando. A atividade ainda é bem jovem. O potencial produtivo é enorme no país”, explica Renata Barroso, da Embrapa Pesca e Aquicultura, que lidera projeto de pesquisa sobre a cadeia produtiva da tilápia.
 
O seminário vai mostrar resultados desse projeto, que trabalhou sete grandes polos produtivos do país. Segundo Renata, “os resultados baseiam-se no conhecimento da cadeia produtiva, dos gargalos, dos desafios e dos sucessos. Foi possível gerar indicadores socioeconômicos e financeiros e mapear as diferentes demandas, de acordo com cada polo produtivo”.
 
Ainda de acordo com a coordenadora do projeto, “qualquer cadeia de valor funciona com ações entre os elos, os agentes, as instituições. O sucesso de uma cadeia depende do equilíbrio entre esses elos. A piscicultura é uma agroindústria muito recente no Brasil e no mundo. Mas a vontade política de desenvolver a atividade no início dos anos 2000 propiciou as condições necessárias para que a tilápia disparasse no país”.
 
Os números mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dão conta de que no país, em 2015, a produção de tilápia foi de mais de 219 mil toneladas, o que corresponde a 45,4% do total de peixes cultivados. O aumento de produção, com relação ao ano anterior, foi de quase 10%.
 
Parceiros e inscrição
O projeto “Indicadores socioeconômicos do desempenho da produção de tilápia no Brasil” tem como parceiros a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR), a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), a Associação Cearense de Aquicultores (Aceaq) e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) / campus de Ilha Solteira.
 
Para participar do seminário do final de junho, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail renata.barroso@embrapa.br. As vagas são limitadas e o público é formado por profissionais que trabalham na área, como em instituições de pesquisa e desenvolvimento, em órgãos públicos e no setor privado.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada