dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Sustentabilidade      
Programa de combate à erosão rural é apresentado no Paraná
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater PR
24/05/2017

Produtores rurais e lideranças do setor na região dos Campos Gerais, no Paraná, conheceram nesta terça-feira (23) as ações propostas pelo Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná, o Prosolo. O encontro foi na cooperativa Frísia, em Carambeí, e reuniu cerca de 300 pessoas.

O Prosolo é um programa da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, em parceria com 22 entidades da iniciativa privada e órgãos públicos. Um dos objetivos do programa é recuperar áreas com erosão, problema que voltou a aparecer com força nas propriedades nos últimos anos. Segundo dados da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, 30% das propriedades paranaenses sofrem com o processo de erosão nos mais diversos níveis.

Para o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, que também é presidente do conselho consultivo do Prosolo, o desafio é conseguir que todos os produtores voltem a cuidar da conservação do solo e da água na propriedade, como forma de repor a fertilidade do solo e garantir renda com o aumento da produtividade. “O produtor deve usar todas as ferramentas da boa ciência agronômica e executar as técnicas recomendadas”, orientou.

Parceria
Decreto assinado pelo governador Beto Richa, em 2016, prevê vantagens aos proprietários que aderirem ao programa. Segundo Ortigara, essa adesão é voluntária e pode ser feita até 29 de agosto de 2017.

Os que não aderirem e forem denunciados por erosão ou por não cuidar do solo poderão ser multados pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Segundo o diretor técnico, Adriano Riesemberg, a multa varia de 5 a 17 UPF, dependendo dos danos causados, do tamanho da propriedade e da gravidade da situação. A UPF está valendo R$ 99,00 a unidade.

Encontros Regionais
Para agilizar a divulgação das ações do programa, estão sendo realizados encontros regionais com produtores. Além de Carambeí, foi realizado evento em Maringá. Os próximos serão dia 30 de maio, em Guarapuava (manhã) e em Pato Branco (tarde); dia 31, em Cascavel (manhã) e Umuarama (tarde) e 5 de junho em Apucarana.

Participação
O encontro de Carambeí teve a participação do prefeito Osmar José Blum Chinato; os presidente da Cooperativa Frisia, Renato Greidanus; da Federação da Agricultura do Paraná (Faeo), Ágide Meneguetti; da Ocepar, José Roberto Ricken; da Castrolanda Franz Borg; da Emater, Rubens Niederheitemann; do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, João Carlos Zandoná; o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Paramá (Fetaep), Marcos Brambilla Junior; o diretor técnico da Adapar, Adriano Riesemberg.

Vantagens
O programa Prosolo tem quatro eixos de atuação: conscientização dos produtores, capacitação de técnicos, pesquisa aplicada e atualização da legislação. Decreto assinado pelo governador Beto Richa, em 2016, determina vantagens para o produtor que aderir as ações do programa.

O Prosolo oferece suporte técnico para os que desejam melhorar a qualidade do solo e água em sua propriedade, além de corrigir problemas que já estejam ocorrendo. Para isso estão ocorrendo treinamento de técnicos e também de produtores que tenham interesse. Dos 2.000 técnicos de órgãos públicos e da iniciativa privada que serão treinados, cerca de 400 já estão concluindo o curso de 300 horas, e que podem atuar como consultores.

Outra vantagem é a utilização dos resultados de pesquisas científicas aplicadas, trabalho que envolve 11 universidades, três fundações e instituições de pesquisa.

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento e a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) estão negociando com o Ministério da Agricultura incluir recursos para projetos de conservação dos solos no Plano Safra.

Para quem aderir ao programa, a partir de agosto de 2017, ganha mais um ano para apresentar o plano conservacionista do seu sítio, que será facilitado com a disponibilidade dos consultores em solos e água. E terá até três anos para introduzir as técnicas recomendadas de acordo com o diagnóstico feito.

O produtor interessado em aderir deve procurar o escritório da Emater mais próximo e preencher o termo de adesão

Preservação
Com boas práticas e manejo adequado, é possível a preservação e recomposição do meio ambiente na área rural, colocando o produtor como um prestador de serviços ambientais à sociedade.

A ampliação, disponibilidade e a qualidade de água potável a partir de menor assoreamento dos rios e bacias hidrográficas é outra meta a ser alcançada, assim como a melhoria da conservação das estradas rurais, buscando atingir menor custo de manutenção.

O programa prevê, ainda, colaborar na definição de critérios técnicos para determinar o espaçamento e dimensão de terraços, assim como manejo, clima e culturas regionais a serem plantadas.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada