dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    

O aproveitamento dos solos arenosos representa uma importante vantagem estratégica para o Brasil, que pode ampliar a produção de alimentos a partir da incorporação de áreas de pastagens subaproveitadas, sem a necessidade de desmatamento. Este, entre outros assuntos relacionados ao solo, vão nortear as discussões na V Reunião Paranaense de Ciência do Solo e no II Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos, que tiveram início nesta terça-feira (23), em Maringá, e prosseguem até o dia 26, com visitas técnicas e minicursos.

De acordo com o professor Marcelo Augusto Batista, que coordena a organização dos encontros, várias alternativas já estão sendo difundidas entre os agropecuaristas com o objetivo de aumentar a produtividade das culturas e garantir a sustentabilidades destes solos. Até pouco tempo atrás esses tipos de solos eram utilizados somente para pastagem, mas hoje a situação mudou e o potencial de aproveitamento é grande para o desenvolvimento de uma moderna atividade agropecuária.

"Os arenitos eram considerados áreas frágeis e suscetíveis à perda de nutrientes, matéria orgânica e à erosão, porém, o resultado tem sido bastante positivo tendo em vista as pesquisas realizadas pela rede Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e aplicadas em várias regiões, entre elas o noroeste do Paraná, onde predomina o arenito Caiuá", acrescenta Batista. "Essas regiões que eram tidas como inadequadas ao cultivo, hoje produzem mandioca, citros, cana-de-açúcar, além da pecuária. Com práticas adequadas e sustentáveis, esses solos tornam-se produtivos e economicamente viáveis", afirma o professor.

Eventos
Sob o tema geral "Solos do arenito: usos, desafios e sustentabilidade", os eventos, de abrangência nacional, são um fórum para discussão dos principais problemas e divulgação de novas tecnologias e resultados de pesquisa relacionada ao uso, manejo e conservação dos solos do Paraná e demais regiões de arenito no Brasil.

São esperados durante os três dias de evento cerca de 600 participantes, entre especialistas das principais instituições de pesquisa e das mais importantes universidades brasileiras, além de profissionais ligados a empresas, cooperativas, setores públicos e produtores. "Será uma oportunidade de troca de experiências e de informações científicas entre profissionais experientes e treinados e jovens iniciantes na carreira científica e estudantes", informa Batista.

A Reunião Brasileira da Ciência do Solo e o Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos são realização do Núcleo Paranaense da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Cocamar. Conta ainda com o apoio do Iapar, Emater-PR, Embrapa, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Capes, CnPq, Fundação Agrisus, Sistema Faep, Itaipu, Coamo, Crea-PR, Spraytec, Calcário Itaú, Rede de Fomento ILPF e F&B Eventos.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada