dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Agroindústria    
Galpão da Agroindústria traz produtos certificados e cozinha gourmet
No espaço serão oferecidas atividades gratuitas como a harmonização de queijos e cervejas artesanais
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
25/05/2017

Sabe aquele produto com gostinho de fazenda fabricado artesanalmente, livre de conservantes e agrotóxicos e que nos traz uma boa memória afetiva? Aquela quitanda igualzinha à da vovó, uma boa cachaça artesanal que desce suave, o cafezinho encorpado que acompanha o queijo artesanal mineiro. Tudo isso e muito mais poderá ser encontrado no Galpão da Agroindústria, um espaço que será montado no Parque da Gameleira, durante a 57ª Exposição Estadual Agropecuária, que será realizada no período de 1º a 4 de junho em Belo Horizonte, com entrada gratuita.

Segundo a assessora técnica da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Jaqueline de Fátima Santos, serão comercializados no espaço apenas produtos que tenham algum tipo de certificação ou registro, seja a emitida pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), pelo Ministério da Agricultura ou pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “O objetivo do Galpão da Agroindústria é valorizar os produtos certificados e registrados, pois agrega valor e garante confiabilidade ao consumidor, que tem segurança do que está adquirindo”, explica. A organização do espaço conta com a participação e o apoio das instituições vinculadas da Secretaria da Agricultura Emater-MG, Epamig e IMA e também da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

Cerveja artesanal, cafés gourmets, vinhos, mel, hortaliças sem agrotóxicos e cogumelos orgânicos, derivados de leite de cabra, búfala e ovelha e o tradicional Queijo Minas Artesanal são alguns dos produtos que estarão à venda. Daniel Cardoso Ribeiro é um dos 26 produtores que vai comercializar no Galpão da Agroindústria. A sua produção de hortaliças cultivadas em hidroponia tem a certificação do IMA como produto sem agrotóxico. Ele produz uma quantidade significativa de rúcula, alface, couve, pepino e outras folhosas no município de Capim Branco, localizado a pouco mais de 50 km da capital. Sua produção é comercializada em redes de supermercados de Belo Horizonte, mas é a primeira vez que ele traz seus produtos para um evento da dimensão da exposição estadual. “É uma boa oportunidade de divulgação e de apresentarmos nossa produção de qualidade diferenciada diretamente ao consumidor final”, avalia.

Mini Cozinha
Degustações Dirigidas de Queijos e Cervejas Artesanais – Jornalistas especializados na área da gastronomia vão dar dicas de como harmonizar os queijos e as cervejas artesanais produzidos em Minas, numa ação promovida pelo Sistema Fiemg. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://goo.gl/T14Vng

Queijo Minas Artesanal põe a Mesa – É uma das atividades programadas para a mini cozinha que será montada no Galpão da Agroindústria. Segundo o Superintendente Gilson Sales, a ideia é promover sessões de degustação dos vários tipos de Queijo Minas Artesanal produzidos no estado, identificando e informando as características de cada um. Inscrições pelo link: https://goo.gl/FzAB1Q

Cozinha dos Territórios Gastronômicos – Preparação e degustação de menus com os produtos do Galpão da Agroindústria, sob a coordenação do chef Eduardo Avelar e o apoio dos alunos do curso de Gastronomia da UMA. Inscrições pelo link: https://goo.gl/uEqtpy

Realização
A exposição é uma realização do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em conjunto com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e a parceria das instituições vinculadas Emater-MG e Epamig.

Desde março o Parque da Gameleira vem passando por obras de reformas e revitalização, que devem ser finalizadas ainda neste mês para receber a exposição. Com recursos da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), na ordem de R$ 4,36 milhões, foram feitas pinturas de pavilhões e baias, construção de banheiros com acessibilidade para portadores de necessidades especiais e reconstrução de currais, dentre outras melhorias.

Serviço
57ª Exposição Estadual Agropecuária – Entrada Gratuita
Data: 1º a 4 de junho – de 8h às 21h
Galpão da Agroindústria: de 10 às 21h
Local: Parque de Exposição da Gameleira – Av. Amazonas, 6020 – BH

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada