dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Publicações    
Livro sobre produção de cogumelos por meio de tecnologia chinesa modificada chega à 3ª edição
O sucesso da obra, de autoria da pesquisadora Arailde Urben, mostra que o cultivo de cogumelos é tendência no Brasil
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Irene Santana, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
26/05/2017

O aumento do interesse pelo cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais no Brasil foi um dos motivos que levou a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Arailde Fontes Urben, a revisar e ampliar a obra “Produção de Cogumelos por meio da Tecnologia Chinesa Modificada - Biotecnologia e aplicações na saúde”. A 3ª edição do livro foi lançada essa semana com mil exemplares impressos pela editora da Embrapa e traz, entre as novidades, informações relevantes sobre o uso de cogumelos na alimentação e na saúde e o manejo da cultura.

Os cogumelos são alimentos de alto valor nutritivo, cujas propriedades funcionais e medicinais estão sendo reconhecidas no mundo inteiro, por meio de estudos científicos sistemáticos. “Os cogumelos são conhecidos há mais de 3 mil anos pelos povos asiáticos e usados pela medicina tradicional chinesa com o objetivo de fortalecer e promover maior resistência contra distúrbios orgânicos”, explica a pesquisadora Arailde Urben.

O livro é composto por 13 capítulos que abordam as características dos cogumelos, os meios para a produção de sementes, como fazer uso da técnica JunCao na produção de algumas espécies e também informações sobre o manejo de pragas, controle biológico na cultura e técnicas de processamento e estocagem. Os últimos capítulos examinam detalhadamente as características fisiológicas dos cogumelos e a sua importância para a saúde humana.

“É certo que o consumo de cogumelos melhoraria, sensivelmente, a dieta alimentar e a nutrição do povo brasileiro”, afirma a autora. Direcionada a pesquisadores, produtores rurais e estudantes, a obra visa ampliar o conhecimento sobre o cultivo de cogumelos, despertando o interesse do público por essa cultura agrícola milenar.

Curso de Cogumelos já capacitou cerca de 2 mil alunos
Promovido desde 1996, dentro e fora do Brasil, estima-se que o Curso sobre Cultivo de Cogumelos Comestíveis e Medicinais já tenha capacitado cerca de 2 mil alunos. “Com quase 50 cursos realizados, se pelo menos 10% tiverem se tornado empreendedores e produtores de cogumelos para nós será uma grande vitória”, afirmou o Chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, José Manuel Cabral, na abertura do 49º curso no dia 23/05, em Brasília (DF).

A média de espera dos alunos para conseguir uma vaga no curso é de cerca de dois anos. Este foi o tempo que o engenheiro agrônomo Renan, de Lavras (MG), demorou até conseguir fazer a inscrição no curso. Pós-graduado em engenharia, Renan afirma que o pai se aposentou e pretende, junto com ele, iniciar a produção de cogumelos, o que o levou a procurar o curso.

A espera também foi longa para o psicólogo Glauro, de Goiânia (GO), que vê no mercado em expansão a oportunidade de iniciar uma nova carreira no ramo da fungicultura. Ruan, de Curitiba (PR), disse que procurou por quatro anos um curso que ensinasse a produzir cogumelos, até encontrar o da Embrapa. “Morei fora do Brasil por muitos anos e percebi o quanto o consumo de cogumelos é uma tendência no exterior e como o nosso País tem potencial de crescimento nesse setor”, afirmou.

Este ano, foram oferecidas 43 vagas, mas em decorrência da grande procura, nove vagas adicionais foram abertas. O curso ensina os participantes a produzir cogumelos de diversas espécies por meio da tecnologia JunCao (jun = cogumelo e cao = gramínea), adaptada da China para o Brasil para baratear os custos da produção, já que utiliza substratos mais econômicos, como gramíneas forrageiras, em vez de madeira e serragem, meios mais usados no cultivo tradicional.

A técnica chinesa é considerada inovadora por causar menos impactos ambientais quando comparada a outros métodos de produção, pelo poder de aproveitar recursos agrícolas abundantes e inexplorados, pelo desenvolvimento rápido e boa produtividade e pelo potencial de ser explorada por pequenos e médios produtores.

A produtora Maria Camargo, da empresa Juncao Brazil (Taboão da Serra - SP), é ex-aluna da pesquisadora Arailde Urben na Universidade Agrícola e Florestal de Fuzhou (China) e atualmente instrutora do curso. Ela afirma que os alunos tem verdadeiro encantamento pela espécie Ganoderma lucidum, conhecida popularmente como Cogumelo Rei, Brilhante ou do Imperador. “Na medicina chinesa, esta espécie é considerada o “top” dos cogumelos devido às propriedade farmacológicas que possui, que equilibram o organismo, sendo considerado um excelente imunomodulador”, afirma.

O diferencial do curso, na opinião do professor Edison De Souza, instrutor desde 2002, é a combinação de aulas teóricas e práticas, que incluem aspectos econômicos da fungicultura e a visita a um produtor de cogumelos. “A Embrapa é uma empresa conceituada no País e os alunos realmente conseguem trabalhar o material e vivenciar uma produção real”, afirma o professor.

Uma novidade este ano é que todos os alunos inscritos receberam gratuitamente a 3ª edição do livro “Produção de Cogumelos por meio da Tecnologia Chinesa Modificada: biotecnologia e aplicações na saúde”. Eles também tiveram a oportunidade de adquirir outras publicações da Embrapa, já que neste ano a Livraria da Embrapa montou um estande próximo ao local de realização do curso.

Palestras sobre aspectos econômicos e mercado
No sábado (27/05), os alunos do curso assistirão palestras sobre aspectos econômicos e de mercado da fungicultura. Às 8h, o Prof. Edison de Souza, proprietário da empresa Brasmicel (Suzano - SP) falará sobre os “Aspectos econômicos da Fungicultura: processamento e mercado e visão geral sobre a Câmara Setorial do Estado de São Paulo sobre a Fungicultura”.

Às 10h, o consultor do SEBRAE Masashi Hiroshima ministrará a palestra “Motivando seu perfil empreendedor” e, às 14h, a Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Isabela Barbirato, abordará os “Instrumentos contratuais utilizados em parcerias com a Embrapa”.

A 50ª edição do Curso sobre Cultivo de Cogumelos Comestíveis e Medicinais está prevista para acontecer em setembro de 2017. Acompanhe pelo site para não perder o período de inscrições.
 
O livro “Produção de Cogumelos por meio de tecnologia chinesa modificada – Biotecnologia e aplicações na agricultura e na saúde” está sendo vendido a preço promocional de lançamento por R$40 no site da Livraria da Embrapa.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada