dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Sustentabilidade      
Emater divulga alternativa sustentável para a produção de palmito
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater PR
30/05/2017

A Emater, com a parceria da Embrapa, promove em 8 de junho, em Morretes, um seminário técnico sobre produção de palmitos cultivados. O evento tem o objetivo de debater a aplicação de novas tecnologias aplicadas ao desenvolvimento das culturas das palmeiras Pupunha e Real. Cerca de 120 pessoas já confirmaram a participação, entre elas agricultores, técnicos e pesquisadores.

O engenheiro agrônomo Sebastião Bellettini, coordenador regional da Emater em Paranaguá, conta que o cultivo da palmeira Pupunha, nativa da região amazônica, e da palmeira Real foram introduzidos no Litoral do Estado há cerca de 20 anos através de ação a campo desenvolvida pelo serviço oficial assistência técnica e extensão rural e apoio de pesquisa da Embrapa/Floresta.

"A atividade surgiu influenciada por vários fatores. Um deles era a necessidade dos produtores encontrarem alternativas de cultivo das terras que estivessem em acordo com a legislação ambiental da Mata Atlântica”, disse o técnico. Além disso, acrescenta, existia uma forte demanda de indústrias que antes trabalhavam com palmitos extraídos das plantações nativas da palmeira Jussara. “A proibição do corte dessa planta deixou muitos empreendimentos sem condições de operar e dependente de outras alternativas de oferta da matéria-prima", explica Bellettini.

De acordo com ele, a introdução do cultivo das palmeiras Pupunha e Real trouxe vários benefícios para a região, não apenas do ponto de vista de geração de renda e trabalho para as famílias de agricultores e trabalhadores da cidade, mas também com resultados positivos para o meio ambiente.

"Hoje, a cadeia produtiva das palmáceas cultivadas na região acumula uma receita bruta anual de R$ 113 milhões. Temos cerca de 900 famílias de produtores rurais integradas a esse novo negócio e ainda 22 agroindústrias - 15 delas vendem o palmito em conserva e outras sete distribuem o produto in natura". Atualmente, são cultivados na região aproximadamente 2,34 mil hectares com essas palmáceas, 2 mil hectares apenas com a Pupunha.

Ainda na avaliação do técnico da Emater, a opção pela exploração das palmeiras cultivas diminuiu a pressão sobre as reservas da palmeira nativa Jussara, que chegou a ser, durante um bom tempo, uma das principais fontes de renda para os produtores rurais do Litoral do Estado.

"A palmeira Jussara era retirada da Mata Atlântica de forma indiscriminada, chegando quase a sua extinção. Hoje, as próprias indústrias perderam o interesse por essa matéria-prima, até porque a oferta de palmitos colhidos de plantações de Pupunha e palmeira Real é suficiente para atender suas necessidades".

Preservada, a palmeira nativa Jussara passa a ser estudada como alternativa para a produção de polpa, semelhante a do Açaí, que pode ser produzida a partir da colheita controlada e sustentável de seus frutos. Esse será um dos temas do seminário que abordará também a situação atual das culturas, o corte e manejo das plantações, o manejo integrado de pragas e doenças que atacam os cultivos e a adequação ambiental das propriedades.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada