dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Agricultura orgânica  
Embrapa realiza evento durante a Semana de Orgânicos na Bahia
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Léa Cunha, Embrapa Mandioca e Fruticultura
31/05/2017

Nesta quarta-feira (31 de maio), a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) realiza atividades da XIII Semana dos Alimentos Orgânicos. O evento teve início no dia 28 e segue até o dia 4 de junho em todo o Brasil com o tema "Você também faz parte dessa rede! Ajude a garantir a qualidade orgânica!".

Às 14h, no Auditório 1, o pesquisador Fernando Haddad ministra palestra “Soluções tecnológicas para o manejo integrado da murcha de fusarium da bananeira”. Das 14h às 16h, na cantina, haverá uma feirinha de produtos da Bocaiúva Orgânicos, que possui os selos emitidos pela Inspeções e Certificações Agropecuárias e Alimentícias (IBD) e pelo Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (Sisorg), do Mapa.

As atividades são coordenadas pela pesquisadora Ana Lúcia Borges, representante da Embrapa na Comissão de Produção Orgânica da Bahia (CPOrg), fórum composto por membros de entidades governamentais e não governamentais, que coordena ações de fomento à agricultura orgânica, sugerem adequação das normas de produção e de controle da qualidade, ajudam na fiscalização e propõem políticas públicas para o setor.

Pesquisa
O crescimento do mercado brasileiro para os produtos orgânicos tem sido significativo e diversas tecnologias da Embrapa Mandioca e Fruticultura têm sido testadas em nos sistemas orgânicos de produção. Até agora, estão disponíveis na internet o Sistema Orgânico de Produção para a Cultura da Banana e o Sistema Orgânico para Produção de Abacaxi para Lençóis, Chapada Diamantina (BA).

Outro avanço das pesquisas é o encaminhamento pela CPOrg, em abril, de pedido para especificação de referência para obtenção de registro do agente de controle biológico Trichoderma harzianum, usado em estudos da Embrapa realizados em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Desde 2005, a Embrapa instalou, em dois hectares do seu campo experimental, a Unidade de Pesquisa de Produção Orgânica, também chamada de Fazendinha Orgânica, que reúne todas as tecnologias geradas na Unidade que podem ser utilizadas no sistema orgânico de produção de fruteiras tropicais e mandioca. O espaço é utilizado em dias de campo e treinamentos para divulgar alternativas eficientes de produção orgânica.

Campanha
A campanha anual do Mapa teve início em 2005 e visa reforçar para a população, principalmente urbana, que os sistemas de produção orgânica se baseiam em princípios da agroecologia e que, portanto, buscam viabilizar a produção de alimentos e outros produtos necessários ao homem, de forma mais harmônica com a natureza, contribuindo para a saúde de todos e com justiça social em todos os segmentos da sua rede de produção.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada