dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Fruticultura  
Município capixaba lança Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau
O lançamento do evento será nesta quarta-feira (7), às 16 horas, no auditório da Ceplac, no centro de Linhares
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Alexandre Araújo, Prefeitura de Linhares
05/06/2017
 Linhares é responsável por cerca de 90% da produção de cacau do Espírito Santo, produz o fruto com características especiais, principalmente pelas condições ambientais em que a cultura se desenvolve no sistema Cabruca, cultivo do cacau consorciado com mata nativa, com elevado nível de sustentabilidade. As características diferenciadas fizeram com que o município conquistasse a Indicação Geográfica (IG) do cacau, reconhecimento atestado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), desde 2012.
 
A demanda mundial por amêndoas para a produção de chocolate abre perspectivas promissoras para as lavouras de cacau de Linhares. E pensando neste mercado e na valorização dos produtores do fruto, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Agricultura, lança na próxima quarta-feira (7), ás 16 horas, no auditório da Ceplac, no centro da cidade, a primeira edição do Concurso Municipal de Qualidade de Amêndoas de Cacau que irá aferir a qualidade das amêndoas produzidas nas lavouras do município.
 
A Prefeitura de Linhares, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Cooperativa dos Produtores de Cacau do Espírito Santo (Coopercau), Associação dos Cacaucicultores de Linhares (Acal) e Associação dos Produtores Rurais de Perobas e Adjacências (Apropeba), parceiros na execução deste projeto, compartilham otimismo já que o objetivo do certame é o de sensibilizar os produtores e outros operadores da cadeia do cacau no contexto municipal, estadual e nacional sobre as oportunidades de negócios que podem surgir da diferenciação de cacau de qualidade.
 
Além disto, de acordo com o secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, o concurso tem a meta de alcançar a profissionalização dos produtores na pós-colheita do cacau, estimular o desenvolvimento da capacidade das propriedades produtoras em encontrar, avaliar e produzir cacau de qualidade, além de promover nacionalmente o cacau capixaba de qualidade. “É com iniciativas como esta que Linhares vê a oportunidade de sobressair no comércio da matéria prima do chocolate tanto para o mercado interno quanto para o mercado externo”, destaca Fiorot.
 
Na primeira etapa, as amêndoas serão avaliadas através do uso de métodos padronizados na prova de corte pelos classificadores de cacau da CEPLAC/GERES. As sete melhores classificadas pela prova de corte, serão encaminhadas para a fábrica de chocolate da Ceplac/Ilhéus (BA), que fará o processamento de fabricação com cada uma amostras selecionadas. As amostras do chocolate serão avaliadas por um júri especializado através da análise sensorial na prova de degustação onde será determinado o vencedor do concurso.
 
O corpo de jurados escolhido para a tarefa de classificar as amostras de amêndoas será composto por Albertus Bernardus Eskes, do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad); Adriana Reis, bióloga, mestre em genética e biologia molecular e Gerente de qualidade do Centro de Inovação do Cacau (CIC) e Neyde Alice Belo Pereira, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Os especialistas irão avaliar características físico-químicas e testes sensoriais – que incluíam até a prova degustativa do chocolate produzido com amêndoas das propriedades participantes. Os três primeiros colocados serão anunciados em evento no mês de agosto e ganharão troféu personalizado, além de prêmio surpresa para o grande vencedor.
 
Coleta de Amostras
Os produtores de cacau com áreas de produção no município de Linhares estarão aptos a participar do concurso. Para isso, deverão preencher formulário de inscrição na Ceplac ou na Secretaria de Agricultura de Linhares com dados da propriedade no período de 07 de Junho a 28 de Junho de 2017. Na seqüência, técnicos dos dois órgãos irão coletar as amostras de amêndoas de cacau dos produtores inscritos no período de 03 de Julho a 10 de Julho de 2017.
 
Cronograma
07/06/17 a 30/06/17 - Inscrições e divulgação do evento;
03/07/17 a 10/07/17 – Coleta das amostras nas propriedades inscritas;
11/07/17 a 18/07/17 – Primeira avaliação – Prova de corte
20/07/2017 - Divulgação dos sete classificados da prova de corte
21/07/2017 - Envio das 07 (sete) melhores amostras para Ceplac (BA) processar amêndoa;
Até 10/08/17 – Envio do chocolate de cada amostra
19/08/2017 – Divulgação do resultado final e evento de premiação
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada