dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Nutrição animal      
Tarde de Campo apresenta forrageiras para outono-inverno
Durante evento acontece apresentação de nova cultivar de aveia branca
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Felipe Santos da Rosa, Embrapa Pecuária Sul
06/06/2017

Com o objetivo de apresentar alternativas de forrageiras para a pecuária e estratégias de manejo para a transição entre as estações quente e fria do ano, a Embrapa, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Associação Sul-Brasileira para o Fomento de Pesquisas em Forrageiras (Sulpasto) realizam, no dia 13 de junho, terça-feira, a Tarde de Campo Novas Cultivares e Cadeias Forrageiras para o Outono-Inverno. O evento acontece nos campos experimentais da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé-RS, das 13h30min às 17h30min.

Aberta ao público, a Tarde de Campo vai abordar e aprofundar temas de relevância para o produtor, como apresentação de cultivares forrageiras, consórcio de espécies para a transição outono-inverno, implantação de pastagens de inverno, importância da qualidade das sementes forrageiras e uso de cultivares forrageiras no controle integrado do capim-annoni, bem como uma análise econômica relacionada ao uso de pastagens de verão.

“A ênfase da Tarde de Campo é apresentar para o público as mais recentes cultivares forrageiras disponibilizadas pela pesquisa, suas características e qualidades, assim como também mostrar o uso correto destes materiais, a fim de minimizar os problemas de vazios forrageiros que podem ocorrer nessa transição do período quente para o período frio do ano”, explicou o Chefe-adjunto de Administração da Embrapa Pecuária Sul, Daniel Montardo.

Uma das atrações do evento será a apresentação da nova cultivar de aveia branca forrageira, URS F Flete. Lançada pela UFRGS através do convênio da Universidade com Embrapa e Sulpasto, a forrageira alcança produtividade entre 40 e 60 toneladas de matéria verde de forragem por hectare, o que representa de seis a nove toneladas de matéria seca nessa área.

“Essa cultivar tem potencial enorme para ser usada de forma ampla no Rio Grande do Sul. Tem excelente qualidade, resistência a doenças foliares e altíssima capacidade de produção de forragem, além de naturalmente ter sementes mais vigorosas. São características que conferem competitividade inicial muito grande, auxiliando na antecipação de produção de forragem nesse período de transição outono-inverno”, destacou Montardo.

Estações
Ao todo o público vai percorrer seis estações durante a Tarde de Campo. Também será realizada uma apresentação demonstrativa sobre a forma de produção da enxada química, ferramenta usada para o controle de plantas invasoras como o capim-annoni.

Na estação “Manejo para implantação de forrageiras de inverno e cadeias de transição do período”, o pesquisador da Embrapa, Danilo Sant’Anna, dá exemplos práticos de transição de pastagens de verão, como o capim-sudão, para pastagens de inverno, como o azevém.

Na estação “Impacto bioeconômico de pastagens de verão (capim-sudão BRS Estribo) num contexto de sistemas de produção”, o pesquisador da Embrapa, Vinicius Lampert, apresenta dados econômicos e projeção em diferentes cenários, a partir da avaliação de sistemas de produção com a cultivar de capim-sudão BRS Estribo.

Na estação “Apresentação da nova cultivar de aveia branca forrageira URS F Flete”, os pesquisadores da Embrapa, Daniel Montardo e Maurício Köpp, e o professor da UFRGS, Miguel Dall’Agnol, falam sobre as características e qualidades da planta.

Na estação “Estratégias para o uso de forrageiras de verão e de inverno em sucessão”, a pesquisadora Márcia Silveira apresenta dados de uma pastagem avaliada com a transição de cultivares forrageiras de verão e inverno com dessecação e sem dessecação.

Na estação “Qualidade fisiológica de sementes forrageiras”, apresentada pelo pesquisador da Embrapa, Gustavo Martins da Silva, será abordada a importância de o produtor investir em sementes de qualidade para a implantação da pastagem, com dicas e informações importantes a serem verificadas na aquisição do produto.

Na estação “Mirapasto – Estratégia de intensificação de pastagens para o controle econômico do capim-annoni”, o pesquisador da Embrapa, Naylor Perez, fala sobre o controle integrado do capim-annoni, com introdução de novas espécies forrageiras que ajudem a inibir o retorno da invasora.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada