dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Genética    
Pesquisa revela que genoma do girassol é maior que o humano
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
CIB
08/06/2017

Entramos de vez na era da genômica: mais uma planta teve seu DNA sequenciado – o girassol. Uma equipe internacional de pesquisa, na qual colaboraram cientistas da Universidade da Geórgia (UGA), nos Estados Unidos, revelou os segredos do genoma da planta. As informações obtidas a partir desse estudo poderão ser usadas, por exemplo, para o desenvolvimento de ferramentas genéticas que melhorem as características agronômicas da espécie ou até mesmo que aumentem seu potencial de produção de óleo.

O professor de biologia da UGA e coautor da pesquisa, John M. Burke, afirmou que também realizou análises comparativas do genoma do girassol com o DNA de outras espécies, como batata, tomate, café, milho e até o ser humano. “O genoma do girassol (Helianthus annuus L.) é mais de 40% maior que o do milho e cerca de 20% maior que o do homem”, diz Burke. Além disso, segundo ele, a natureza altamente repetitiva do DNA desse vegetal tornou o sequenciamento um desafio único. Os resultados do estudo foram publicados em maio na revista “Nature”.

O girassol é uma importante fonte de óleo em todo o mundo e tem a capacidade de se adaptar a mudanças climáticas, mantendo seu rendimento mesmo em situações ambientais de estresse, como a seca. O sequenciamento do DNA da planta pode ser a chave para entender como esses processos funcionam, melhorá-los e até mesmo transferi-los para outras espécies. O grupo de cientistas já identificou, por exemplo, os genes que controlam o tempo de floração e o metabolismo do óleo, duas das características mais particulares do girassol.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada