dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal      
Boas práticas ajudam no manejo de insetos-praga em hortaliças
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Síglia Souza, Embrapa Amazônia Ocidental
14/06/2017

Problemas com insetos-praga no cultivo de hortaliças podem ser reduzidos principalmente a partir de boas práticas adotadas pelos agricultores na elaboração e manutenção da horta. As boas práticas, muitas vezes, podem evitar ou diminuir a necessidade de uso de inseticidas, conforme explica a entomologista da Embrapa Amazônia Ocidental, Flávia Batista Gomes.

A entomologista esclarece que o fato de insetos estarem presentes no cultivo de hortaliças não é por si um problema, mas requer atenção e cuidados. “É de grande importância no manejo de insetos-praga, o monitoramento e a adoção de práticas que podem ajudar a minimizar problemas, como práticas amigáveis ao controle biológico”, destaca Flávia. Para isso é preciso saber reconhecer e preservar os insetos que são inimigos naturais e os diferenciar daqueles que causam prejuízos e por isso são conhecidos como insetos-praga.

Orientações sobre isso foram apresentadas no curso “Boas práticas para o manejo de insetos-praga em hortaliças”, realizado no dia 7 de junho, para um público formado por técnicos agrícolas e agricultores, no município de Iranduba (AM). A atividade faz parte do projeto Pesquisa e transferência de tecnologias para o desenvolvimento da produção de hortaliças no Amazonas, executado pela Embrapa Amazônia Ocidental e financiado pelo Banco da Amazônia (Basa). A atividade contou com apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e da Prefeitura Municipal de Iranduba.

O curso atende a demanda de agricultores interessados em obter informações sobre boas práticas no cultivo de hortaliças. “Muitos agricultores não têm conhecimento que podem tomar atitudes que evitam ou reduzem problemas com insetos-pragas e que o uso de inseticida não é o único caminho”, disse a entomologista Flávia Gomes, que ministrou o curso em parceria com a entomologista Ana Maria Santa Rosa Pamplona, pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental.

No curso foram mostradas imagens e exemplares de insetos-praga que afetam hortaliças e também de seus inimigos naturais. Foram abordados exemplos para o grupo das curcubitáceas (melancia, pepino), brássicas (couve, repolho, couve-flor) e solanáceas (tomate e pimentão).

Também foi orientado que para favorecer o controle biológico pelos inimigos naturais é importante manter a diversidade vegetal nos cultivos e isso pode ser feito com o plantio de mais de uma espécie vegetal na mesma área, podendo ser plantadas em consórcio ou em policultivo. O consórcio é quando se cultiva mais de uma espécie e ambas são de interesse econômico. “No policultivo, as espécies vegetais envolvidas nem sempre são de interesse econômico e compõem o agroecossistema com o objetivo de oferecer recursos, como alimento e abrigo para os inimigos naturais e com isso favorecer o controle biológico”, explica a entomologista Flavia Gomes.

Além disso, a diversidade vegetal também é importante para atrair polinizadores para as hortaliças e contribui ainda para dificultar a localização da planta pelo inseto-praga. Para o policultivo são sugeridas plantas como o endro, o cravo-de-defunto, o sorgo, o caruru, o picão-preto, entre outras.

Essas opções para enriquecer a diversidade vegetal no cultivo de hortaliças podem seguir vários layouts (por exemplo em forma de ilhas, nas entrelinhas ou na borda) de acordo com o tipo de planta e o objetivo do agricultor.

Outra atitude que favorece a presença de inimigos naturais e de polinizadores é evitar o uso de inseticidas. É comum alguns agricultores acharem, erroneamente, que o uso de inseticida pode ser feito de forma preventiva e aplicarem antes de saberem se há necessidade, usando esses produtos de forma indiscriminada. “Isso representa mais gastos e riscos de contaminação, além de afetar os inimigos naturais que poderiam ajudar a regular a população do inseto-praga”, explica a entomologista.

Nos casos em que há necessidade de controle químico e optar-se pelo uso de inseticida, é importante tomar os cuidados para a aplicação de forma correta e segura. É necessário ter o receituário agronômico e consultar a assistência técnica, além de aplicar o produto específico de acordo com o inseto-praga e o cultivo em questão. A pessoa que for aplicar o produto precisa estar orientada como fazer e também usar Equipamento de Proteção Individual (EPI).

“É importante ressaltar que atualmente a agricultura, além de buscar produtividade e lucratividade, preza pelo uso racional de insumos, pela preservação do meio ambiente e pela saúde do produtor e do consumidor”, destaca a entomologista, ressaltando que esses aspectos também foram abordados e debatidos no curso.

Além das instrutoras Ana Maria Pamplona e Flávia Batista Gomes, integra a coordenação do curso também a agrônoma Marinice Oliveira Cardoso, pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental e líder do projeto.

Participaram do curso sobre “Boas práticas para o manejo de insetos-praga em hortaliças”, 23 alunos, entre agricultores familiares das comunidades Nossa Senhora de Nazaré, PDS Nova Esperança, São João Paulo II e técnicos da Secretaria Municipal de Produção de Iranduba e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam), que se reuniram no Campo Experimental da Embrapa, na estrada do Caldeirão, em Iranduba.

O cultivo de hortaliças é uma prática de preferência entre agricultores familiares, por ser lavoura temporária de rápido retorno de capital e com garantia de mercado na região.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada