dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     17/04/2024            
 
 
    
Meio Ambiente      
Incaper reforça a importância do uso das estradas para armazenamento de água pluvial
Técnica de armazenamento de água diminui os efeitos da estiagem e ajuda na produção agrícola
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Tatiana Caus, Incaper
19/06/2017

O município de Sooretama, no Norte do Estado do Espírito Santo, recebeu um evento de capacitação sobre o uso das estradas para armazenar água da chuva por meio de caixas secas. A iniciativa surgiu de uma parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de Agricultura, com o objetivo de integrar ações da semana do meio ambiente.

Segundo o extensionista do Incaper local Lucas Calazans, essa técnica de armazenamento de água diminui os efeitos da estiagem e ajuda na produção agrícola. “Calculamos e dimensionamos o tamanho e a quantidade de caixas ao longo de um determinado trajeto. A ideia foi apresentar os benefícios da tecnologia a produtores e operadores de máquinas da prefeitura, para que todos entendam o porquê de se usar este método”, explicou.

Na ocasião, uma palestra foi ministrada pelo extensionista do escritório local do Incaper em Marilândia, Elio Jose dos Santos para explicar o método. “O uso de caixa seca promove a infiltração da água que escoaria pelas estradas até o curso d'água mais próximo. Sem o armazenamento com as caixas secas esse escoamento não carrega somente a água mas também o solo causando diversos problemas, como o assoreamento de rios e córregos e danos nas estradas”, disse. Ele ainda reforçou que o uso de caixa seca não somente promove a infiltração dessa água reabastecendo o lençol freático mas reduz os danos nas estradas, diminuindo ao longo dos anos o gasto público com patrolamento dessas vias.

“Chamo a atenção que apesar de ser uma tecnologia trabalhada há décadas ainda encontramos muita resistência em fazê-la, pois ela é feita às margens das estradas e normalmente os produtores, por não conhecerem os benefícios, não permitem a construção. Com trabalho continuo da Extensão Rural, do Incaper e de parceiros essa informação tem chegado ao produtor de forma que essa resistência se quebra e, então, percebemos a satisfação do produtor em ter realizado aquele serviço”, destacou Lucas Calazans.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada