dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Assistência Técnica e Extensão Rural  
Mato Grosso se prepara para iniciar ações do Projeto Piloto da Anater
O projeto vai beneficiar 500 famílias do Estado com assistência técnica e extensão rural
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Jerúsia Arruda, Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural
20/06/2017

Na última quarta-feira, 14, o presidente da Anater, Valmisoney Jardim, entregou aos representantes da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), o Termo de Adesão ao Pacto Nacional de Fortalecimento da Ater, assinado pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Rural (Sead), representando a União, e pela Secretaria de Estado de Agricultura do Mato Grosso. A assinatura do Termo, o primeiro entre os entes federados, torna possível que a Empaer e a Anater firmem parceria para prestação de assistência técnica e extensão rural a agricultores familiares do estado mato-grossense.

Durante dois dias, a equipe técnica da Empaer, formada pelo coordenador de Ater, Carlos Antônio Lopes, o chefe de Unidade, João Carlos dos Santos, e o analista de Sistemas, Eder Antônio da Silva, e a equipe da Anater estão reunidas na sede da Anater, em Brasília/DF, para elaborar o plano de trabalho do Projeto Piloto da Anater, que vai beneficiar 500 famílias de agricultores do Mato Grosso.

Ao todo, o projeto vai beneficiar 10 mil famílias e formar 1200 extensionistas, nos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo, além do Distrito Federal. Serão investidos R$15 milhões, divididos proporcionalmente ao número de famílias beneficiadas.

O presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, destaca que a adesão do Estado ao Pacto Nacional de Fortalecimento da Ater vai possibilitar que a Anater faça aporte de recursos às entidades oficias de Ater, viabilizados por contrato de gestão firmado com a União, através da Sead. "Estamos na fase de elaboração dos planos de trabalho dos projetos Piloto e D. Helder Câmara, que beneficiará 73 mil famílias de agricultores de 20 Estados, e essa nova forma de parceria vai possibilitar que a Anater leve assistência técnica e extensão rural aos agricultores e suas organizações econômicas. Nossa expectativa é que esses projetos se traduzam em melhoria dos aportes de recursos para a Ater, resultando na prestação de serviços com maior abrangência e mais qualidade", explica.

Segundo o presidente, a relação da Anater com as demais instituições prestadoras de Ater se dará através de Chamada Pública.

Plano de trabalho
No planejamento do plano de trabalho do Projeto Piloto para o Mato Grosso, as equipes estão definindo a metodologia, as ações a serem desenvolvidas, a participação do controle social, representado pelos Conselhos Estaduais de Desenvolvimento Rural Sustentável, a caracterização das famílias beneficiadas e as metas e indicadores de resultado a serem acompanhados.

O coordenador de Ater da Empaer, Carlos Antônio Branco Lopes, explica que é grande a expectativa em relação ao projeto. "Isso porque o planejamento está feito a partir da base, sem imposição, mas discutido entre as equipes da Empaer e da Anater, e acreditamos ser este o melhor caminho para construir algo realmente novo, como propõe a Anater", justifica.

De acordo com o coordenador, o Mato Grosso possui cerca de 104 mil famílias de agricultores e a Empaer atende cerca de 35 mil. "Com o projeto da Anater, nesse primeiro momento, vamos atender 500 famílias que vivem na região amazônica, uma região chamada de Alta Floresta, mais ao norte do Estado. Essas famílias estão trabalhando com as chamadas públicas da sustentabilidade, mas como o contrato encerrou, vamos dar continuidade dentro da proposta da Anater, e incrementar a qualidade e o atendimento. O número de famílias pode parecer pequeno, mas vai servir de norteador para que possamos replicar o projeto com as demais famílias".

Segundo o coordenador, a cultura predominante na agricultura familiar do Estado é a bovinocultura de leite. "Mas se tudo ocorrer conforme planejado, teremos também a cultura do café em um município, que está bem expansiva", completa.

Carlos Antônio finaliza dizendo que a forma como está sendo feito o planejamento do plano de trabalho mostra como a agricultura familiar está tomando um novo rumo. "E é um rumo muito interessante. Acreditamos que se dermos continuidade a esse trabalho proposto pela Anater, em pouco tempo vamos conseguir levar mais qualidade de vida e cidadania para um número bem maior de famílias", planeja.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada