dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Pesquisa  
Aprosoja retoma pesquisa de qualidade intrínseca do milho
Objetivo é avaliar as características físicas, sanitárias e nutricionais dos grãos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Aprosoja
21/06/2017

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) retomou a parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para realizar pesquisas sobre a qualidade intrínseca do milho produzido no estado. Ambas já haviam sido parcerias em pesquisas do grão nas safras 2009/2010 e 2013/2014.
 
A pesquisa atende uma demanda dos agricultores mato-grossenses, que estão preocupados com a comercialização do milho. De acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), até a última sexta-feira (16), 12,12% da área já havia sido colhida. Nesta safra, a produção do milho em Mato Grosso foi de 4.738.950 hectares. Na safra anterior, a safra foi de 4.317.676 hectares.
 
De acordo com a gerente de Pesquisa e Gestão de Propriedades da Aprosoja, Cristiane Sassagima, a pesquisa tem como o objetivo principal avaliar as características físicas, sanitárias e nutricionais de grãos de milho produzidos em Mato Grosso. O diagnóstico desses aspectos poderá contribuir para a valorização do produto.
 
“O levantamento que está sendo feito será fundamental para identificar onde está ocorrendo problemas relatados por nossos agricultores sobre a qualidade dos grãos na colheita e no pós-colheita. Por isso mesmo, na fase da armazenagem, faremos levantamentos com 60 e 120 dias após a entrada do grão no silo, para saber exatamente em qual dos períodos eles podem começar a apresentar problemas”, explica.
 
De posse dos resultados, o que se espera é que as informações levantadas tenham reflexo nas negociações com as indústrias processadoras e também com as multinacionais. “Ambas, por vezes, praticam descontos baseados em critérios próprios e que muitas vezes não condizem com a real condição dos grãos, obrigando os produtores a aceitarem tais avaliações, prejudicando assim a garantia do pagamento de preços justos e produtos de qualidade para os consumidores”, afirma Maria Aparecida Caneppele, professora da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, do Núcleo de Tecnologia em Armazenagem. Maria Aparecido é doutora em Ciências Biológicas (Entomologia) e coordena a pesquisa pela UFMT.
 
Indo a campo
A pesquisa da qualidade de grãos está na etapa da coleta. Os supervisores de projetos, colaboradores da Aprosoja no interior, estão fazendo amostras dos grãos durante a colheita do milho. O objetivo da professora Maria Aparecida Caneppele é que 208 mostras sejam coletadas a cada etapa do processo para avaliar a condição física dos grãos (avariados), massa específica e Aflatoxinas (B1, B2, G1 e G2).
 
As regiões do estado foram divididas em centro-sul, médio-norte, nordeste, norte, oeste e sudeste. O critério de seleção dos mesmos, será de acordo com a importância em área plantada, produção e produtividade a partir de dados fornecidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Imea.
 
Depois, mais amostras serão recolhidas durante o armazenamento e também na comercialização. Ainda não há uma data específica para a divulgação dos dados, já que depende da finalização da colheita e análises de laboratório.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada