dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Fertilidade    
Eventos estimulam a fruticultura no Sul de Minas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
EPAMIG
28/06/2017

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG -, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e a Prefeitura Municipal de Campanha, promove nos dias 5 e 6 de julho, eventos de fomento à fruticultura na região Sul do Estado. Além do Encontro Técnico de Citricultura, que chega a sua quarta edição, será realizado também o 1º Encontro de Fruticultores do Sul de Minas - FrutSul, que apresentará opções para a diversificação da atividade frutícola.

"O 1º FrutSul acontecerá, no dia 6 de julho, juntamente com a etapa do Circuito Frutifica Minas em Campanha, promovido pela Emater-MG e que percorre todo o Estado.O objetivo é apresentar aos produtores e interessados frutas com potencial para cultivo no Sul de Minas e que são alternativas para a diversificação", explica a pesquisadora da EPAMIG, Ester Ferreira, coordenadora dos encontros.

Com uma produção média de 1,5 milhão de toneladas de tangerina Ponkan e área plantada superior a 1 mil hectares, o município de Campanha destaca-se na produção de citros. No dia 5 de julho, o Encontro Técnico vai abordar temas como racionalização do uso de agroquímicos na citricultura, nutrição mineral de plantas, identificação e controle do cancro cítrico.

"A palestra sobre o uso racional de produtos químicos busca sanar dúvidas recorrentes entre os produtores que querem se adequar ao cultivo sustentável. Não há ocorrência de cancro cítrico em Minas Gerais, por isso,teremos uma palestra para alertar os citricultores sobre os sintomas e, principalmente, sobre as práticas de manejo para prevenir a doença", informa a pesquisadora Ester. O Greening, principal doença dos citros no Brasil e no mundo, terá um espaço exclusivo no ônibus laboratório "Ciência Móvel" da EPAMIG onde haverá orientação para a identificação de sintomas e práticas de manejo recomendadas para o controle.

No dia 6 de julho, o 1º FrutSul vai discutir alternativas para a diversificação agrícola e apresentar o potencial de atividades como vitivinicultura, olivicultura e cultivo de abacate na região. O coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Vitivinicultura da EPAMIG, Murillo de Albuquerque Regina, abordará o tema "Potencial do Sul de Minas Gerais para a produção de vinhos finos de qualidade", com destaque para a técnica da dupla poda da videira que tem permitido a produção de vinhos finos de inverno no Sudeste Brasileiro.

O coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura, Luiz Fernando de Oliveira, falará sobre o tecnologias para a produção de azeitona e azeite e apresentará as experiências da região da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, na produção do azeite extravirgem nacional. O pesquisador Adelson de Oliveira, também da EPAMIG, falará sobre a cultivo de abacates e o potencial da fruta para a produção de azeite em períodos de entressafra da oliveira.

As inscrições para o 4º Encontro Técnico de Citricultura e para o 1º FrutSul são gratuitas e podem ser feitas no local - Ginásio Municipal José Augusto Paiva- Bairro Xororó - Campanha (MG).

4º Encontro Técnico de Citricultura
Data: 5 de julho de 2017, a partir de 8h

1º Encontro de Fruticultores do Sul de Minas - Frutsul

Data: 6 de julho de 2017, a partir de 8h
Inscrições gratuitas
Local: Ginásio Municipal José Augusto Paiva - Bairro Xororó

Informações: EPAMIG Sul (35) 3821-1190 / Sindicato dos Produtores Rurais da Campanha (35) 3261-1108

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
alex santos da silva
31/10/2019 - 16:13
boa tarde..meu nome é alex..trabalho com frutas..procuro produtoes interessados em vender abacates direto na roça..tenho equipes capacitadas e ferramentas para colheitas..meu pagamento é a vista.interessado em vender..meu contato ..19..974216829..obrigado..agradeço o espaço para divulgação..

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada