dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Agronegócio  
Soja responde por 24% de ICMS e Fethab
Além do potencial de arrecadação, o agronegócio também tem destaque nas contratações com carteira assinada
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Aprosoja
29/06/2017

Estudo realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) indica que em 2017 a cadeia produtiva da soja terá contribuído com 24,2% da arrecadação anual total de Mato Grosso. Os dados apontam que o setor vai gerar aos cofres estaduais mais de R$ 3,03 bilhões neste ano.

Para chegar a esses números, o Imea partiu da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017, calculando os reflexos diretos, indiretos e induzidos da soja sobre o caixa estadual. Esse valor refere-se ao recolhimento direto e indireto de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).

Os números do Imea foram levantados a partir da contribuição de vários elos da cadeia produtiva da soja, como a produção de farelo de soja, óleo de soja, frete em diesel, salários, energia e maquinários usados na atividade produtiva do grão. “São os números mais atualizados do impacto do setor na composição da arrecadação mato-grossense”, observa o diretor executivo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Wellington Andrade.

As receitas obtidas com a soja em grão têm maior impacto na arrecadação: correspondem a R$ 1,28 bilhão, ou 42% do total recolhido. Em relação ao montante geral de ICMS a ser recolhido pelo Governo do Estado, a soja responde por 19%, enquanto em relação ao Fethab a participação é de 69,2%.

Empregos
Além da arrecadação fiscal, outro setor que tem sido influenciado positivamente pelo agronegócio em Mato Grosso é o de empregos formais. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de maio deste ano apontam que o setor se mantém como o que mais contribui para o saldo positivo de contratações. O saldo dos últimos 12 meses é de 3.532 empregos gerados, contra o saldo negativo de 9.903 baixas acumulado no mesmo período no cenário estadual. “Somente a agropecuária respondeu por 20,2% das contratações geradas em Mato Grosso no mês de maio de 2017”, observa o gerente de Política Agrícola da Aprosoja, Frederico Azevedo.

Mato Grosso também se destaca em âmbito nacional. Ocupa o terceiro lugar no ranking de estados que mais contratam e é o segundo com maior saldo entre admissões e demissões. “Sinal de que, proporcionalmente, demitimos menos que a média nacional e setorial”, avalia Azevedo.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada