dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    

O grupo de pesquisa em melhoramento de feijão realizará, no dia 18 de agosto de 2017, o workshop “New Advances in Breeding for Disease Resistance in Common Bean” (em Português, “I Workshop sobre Avanços no Melhoramento do Feijoeiro Comum para Resistência a Doenças”). O evento irá acontecer na Embrapa Arroz e Feijão, com participação de pesquisadores desta Unidade, da Embrapa Labex-USA, Universidade Federal de Lavras (UFLA) e United States Department of Agriculture/Agricultural Research Service (USDA/ARS). O coordenador do encontro será o pesquisador da Thiago Souza. O Workshop será todo realizado em Inglês, sem tradução, sendo dirigido a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores que atuem ou que possuam interesse no tema, além da comunidade científica e acadêmica em geral.

O objetivo desta ação é apresentar e discutir avanços importantes no melhoramento do feijoeiro-comum para resistência a doenças, com ênfase no desenvolvimento e aplicação de novas ferramentas de genotipagem para o mapeamento de genes de resistência e sua seleção assistida como etapa de rotina nos programas de melhoramento. Além desses pontos específicos, a realização do Workshop visa a unir esforços entre as instituições participantes na busca por temas de pesquisa de interesse comum e por oportunidades de colaboração e busca por financiamento de projetos.

Internamente, o evento atende aos projetos “Melhoramento genético do feijoeiro-comum para superação dos desafios da cadeia produtiva”, dentro do PA ‘Desenvolvimento de linhagens de feijoeiro-comum para resistência a doenças e Aplicação da tecnologia de marcadores moleculares no melhoramento do feijoeiro-comum’; “Melhoramento preventivo do feijoeiro-comum para resistência ao crestamento bacteriano aureolado”; e “Identificação de fontes com ampla resistência à antracnose e à ferrugem do feijoeiro e mapeamento de genes de resistência utilizando marcadores SNP”, sendo, este último, já encerrado.

Destaques
Além da busca por identificar e discutir potenciais oportunidades de colaboração entre a Embrapa/Parceiros e o USDA-ARS, atividades do evento destacarão os importantes avanços no desenvolvimento e aplicação de novas ferramentas de genotipagem para o mapeamento de genes de resistência a doenças do feijão, como antracnose, ferrugem, mancha-angular e o crestamento bacteriano aureolado.

Participantes confirmados:

Márcio Elias Ferreira (Embrapa Labex)
Qijian Song, Oscar Hurtado-Gonzales e Martial Pastor-Corrales (USDA/ARS)
Rosana Vianello e Thiago Lívio Souza (Embrapa Arroz e Feijão)
Elaine Aparecida de Souza (Universidade Federal de Lavras-UFLA)

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada