dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Entidades  
Inovações do IAPAR impactam a economia do Paraná, diz governador
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Agência de Notícias do Paraná
30/06/2017

O impacto do trabalho do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) na agropecuária do Paraná e a sua importância para o desenvolvimento econômico do Estado foram destacados pelo governador Beto Richa, em Londrina, na solenidade que comemorou os 45 anos da instituição, nesta quinta-feira (29).

O governador enfatizou que o órgão fortaleceu a produtividade do campo de forma sustentável. "Os serviços prestados melhoraram nossa agricultura e pecuária, garantindo a diversificação dos produtos, que ficaram mais resistentes a pragas, sem nunca perder de vista a conservação do meio ambiente", disse.

Richa também ressaltou que as pesquisas e as inovações feitas ao longo dos 45 anos não só resultaram em soluções para problemas graves, como pragas, mas também colaboraram para a inovação. “O IAPAR, por exemplo, é o único órgão estadual do País a desenvolver uma raça bovina, o Purunã”, afirmou o governador.

O gado Purunã foi fruto de cruzamentos iniciados em 1985, visando um animal capaz de produzir carcaças de elevado padrão, com baixo custo e que ficassem prontos para abate em pouco tempo.

Desafios
Nos últimos anos, integrado à linha do Governo Estadual de buscar a inovação, o Instituto se preparou para o desafio do Século 21, que é atender a demanda por uma agricultura conservacionista. Ou seja, preservar os recursos naturais mediante o manejo de solos, água e biodiversidade.

Segundo presidente do órgão, Florindo Dalberto, para responder a este novo momento, o IAPAR se reconfigurou. “Toda nossa pesquisa tem sido desenvolvida com base no princípio conservacionista”, disse. “São processos que não só conservam o meio ambiente, mas o melhoram através de diversas técnicas, como manejo integrado do solo, da água e da biodiversidade”, acrescentou.

Pioneirismo
Nos 45 anos, a atuação do IAPAR foi marcada pelo pioneirismo em várias frentes, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara. “Nesse período, o órgão gerou muitos ‘filhotes’. São mais de 200 cultivares, como feijão, arroz, café e cana de açúcar”, disse. “Hoje, somos uma agricultura competente e com boa produtividade graças às práticas adotadas em nossa agricultura, como o uso adequado do solo e o plantio direto”.

Presenças
Participaram da solenidade os secretários de Estado de Segurança Pública, Wagner Mesquita; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; Cultura, João Luiz Fiani; e Planejamento e Coordenação Geral, Juraci Barbosa Sobrinho; o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati; o diretor-geral do Detran, Marcos Traad; os deputados federais Luiz Carlos Hauly, Alex Canziani e Reinhold Stephanes; e os deputados estaduais Tiago Amaral e Luiz Claudio Romanelli.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada