dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal    
Vazio sanitário da soja em Minas começa no sábado 1º de julho
IMA vai fiscalizar mais de 700 propriedades. Baixo número de autuações mostra produtor conscientizado
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Vanúsia Duarte, IMA
30/06/2017

Começa neste sábado (1/7) o período do vazio sanitário da soja em todo o território mineiro, medida que ficará em vigor até 30 de setembro. Durante os próximos três meses fica proibido o plantio de soja, ao mesmo tempo em que deverão ser eliminadas todas as plantas vivas desta cultura nas lavouras mineiras.

O vazio sanitário tem o objetivo de prevenir e controlar a ferrugem asiática, praga causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, que destrói as plantas infectadas com prejuízos para os produtores, para a economia e para o abastecimento do mercado.

“Nesse período as plantações ficam livres dos hospedeiros (plantas de soja), diminuindo a incidência da praga na safra posterior”, explica Nataniel Diniz Nogueira, gerente de Defesa Vegetal do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão responsável por fiscalizar o cumprimento da medida.

O IMA estima fiscalizar neste ano cerca de 730 propriedades em todo o estado, principalmente nas regiões Noroeste ,Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que concentram o maior volume de produção do grão, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). As fiscalizações são frequentes também nas áreas de abrangência das coordenadorias regionais do IMA em Uberlândia, Montes Claros, Passos, Oliveira e Varginha.

Multas
Nos casos em que durante a fiscalização é encontrada soja cultivada em propriedade rural o produtor é notificado pelo IMA e tem prazo de até 10 dias para erradicar a respectiva plantação. Na segunda vistoria, caso não tenha cumprido a determinação do Instituto estará sujeito à multa de 1,5 mil Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs), o equivalente a R$ 4.877,10.

Este será o décimo primeiro ano consecutivo em que o vazio sanitário da soja é realizado em Minas, desde que foi instituído em 2007. “Ao longo destes anos o IMA fiscalizou cerca de 5,2 mil propriedades com pouquíssimos casos em que foi necessário aplicar a multa, após a notificação inicial. Isso reflete o bom nível de conscientização do produtor rural de que, ao cumprir o período do vazio sanitário ele está protegendo , antes de mais nada, o seu patrimônio e fonte de renda que é a sua lavoura”, argumenta Nataniel Diniz.

O vazio sanitário está normatizado pela Resolução nº 1.393/2015 da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Portaria nº 1503/2015 do IMA. O gerente de Defesa Vegetal do IMA esclarece que a soja poderá ser cultivada nas situações previstas na legislação e desde que autorizado pelo Comitê Estadual para Controle da Ferrugem Asiática da Soja, presidido pelo Instituto.

Minas Gerais é o sexto maior produtor nacional de soja com produção prevista de 4,9 mil toneladas para este ano, de acordo com a Seapa.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada