dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Criações    
Encontro em Rondon debate tecnologias para sericicultura
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
IAPAR
11/07/2017

A menos de dois meses do início de um novo ciclo de criação do bicho-da-seda no Paraná, cerca de 1.200 sericicultores se reunirão em Rondon (Noroeste), no dia 20 de julho, para debater alternativas tecnológicas capazes de contribuir com o incremento da produtividade e aumento da rentabilidade deste negócio. Também será apresentada análise de especialistas sobre as perspectivas de mercado e preços para a próxima safra. É o 35° Encontro Estadual de Sericicultores.

No evento serão apresentados os resultados da última safra nas propriedades que integram o Projeto Redes de Referências em Sericicultura, explica Ruy Seiji Yamaoka, pesquisador do IAPAR.

Para o extensionista Oswaldo da Silva Pádua, da Emater de Nova Esperança, a iniciativa abre um bom espaço para a troca de experiências entre os criadores. "Temos aqui na região 18 agricultores acompanhados pela Emater, IAPAR e Bratac, cujas propriedades são consideradas modelo na aplicação de novas tecnologias e na gestão de seus negócios".

Mecanização
Pádua conta que os produtores considerados referência para os seus vizinhos tiveram o apoio da indústria ou da própria Emater para acessar crédito e investir em equipamentos que tornaram os seus empreendimentos mais eficientes do ponto de vista produtivo e menos exigentes em mão de obra.

Ele explica que o criador adotou a mecanização da colheita da amora (alimentos servido às larvas do bicho-da-seda), automação para elevação ou descida dos bosques (espécie de colmeia onde as lagartas fazem o casulo de seda), a cama suspensa para o fornecimento do alimento para as larvas, sistema de limpeza dos barracões com tratores e o equipamento que colhe e limpa os casulos.

“Para ter uma ideia, de forma manual o produtor gastava entre três e quatro dias para colher e limpar os casulos. Com a mecanização, faz tudo isso em menos de 5 horas", exemplifica o técnico.

A mecanização e a automação do sistema de produção criaram a possibilidade de aumento dos barracões ou condição para o sericicultor apostar em outras alternativas de exploração do solo. "Aqui, em razão dessa mudança de realidade, muitas famílias conseguiram diversificar suas fontes de renda no sítio, passando a plantar também o morango e o abacaxi ou até partir para criação de gado de leite", relata Pádua.

Atualização
O Encontro Estadual de Sericicultores é importante para os tradicionais criadores atualizarem seus conhecimentos técnicos sobre a atividade e também para orientar aquelas famílias que têm a intenção de levar para as suas propriedades esse negócio. "Participando desses debates, os futuros sericicultores podem começar a nova criação já empregando essas tecnologias de mecanização e automação e dar ao seu empreendimento muito mais segurança financeira", avalia o técnico da Emater.

Cenário favorável
A Emater trabalha com a perspectiva de aumento do número de famílias dedicadas à sericicultura. Segundo Pádua, existe um cenário bastante favorável para isso. "Primeiro, levamos em conta que temos a indústria com 40% de ociosidade. Existe, ainda, um mercado aquecido e os preços estão atraentes para os criadores. Para completar, a nossa seda ganha em qualidade na competição com o produto de outros países, como a China, conquistando nichos de mercado mais exigentes e dispostos a pagar mais por essa qualidade".

O Paraná produz por ano cerca de 2.400 toneladas de casulos, 84% da safra nacional, praticamente toda ela destinada ao mercado internacional. A atividade está presente em 165 municípios e desenvolvida por 1.860 criadores que faturam anualmente R$ 40,2 milhões com a venda da produção.

É uma alternativa de diversificação, permitindo a entrada mensal de renda durante nove meses do ano. Nova Esperança, município onde trabalha o técnico Oswaldo da Silva Pádua, é o maior produtor paranaense de casulos verdes, com 240 criadores e uma produção anual de 328 mil quilos.

Redes
Conduzido pelo IAPAR e a Emater-PR, o Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar faz o acompanhamento e análise permanente de propriedades representativas de determinados sistemas de produção. O objetivo é identificar os parâmetros técnicos e econômicos bem-sucedidos nessas unidades para estimular, por meio de visitas e outros eventos técnicos, sua adoção por agricultores assemelhados. Clique aqui para saber mais.

Evento
O 35° Encontro Estadual de Sericicultores é uma realização da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (Seab) e suas vinculadas IAPAR e Emater-PR, em parceria com a indústria de fiação Bratac e a prefeitura de Rondon.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada